Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

FLAMENGO É LIDER NA HORA CERTA



Flamengo vence o Corinthians e fica perto do título 

Os jogadores do Corinthians receberam o apoio que esperavam neste domingo, no estádio Brinco de Ouro da Princesa. A torcida não pediu para o time prejudicar o São Paulo na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, mas, ainda assim, o Flamengo venceu por 2 a 0 e assumiu a liderança com a derrota do Tricolor para o Goiás.

O Flamengo passou a ser o favorito à conquista do troféu. Totaliza agora 64 pontos ganhos, contra 62 do São Paulo. Na última rodada, no próximo domingo, será campeão até se empatar com o Grêmio no Maracanã. Com 49 pontos, o Corinthians encerrará a sua campanha diante do Atlético-MG no mesmo dia, no Mineirão.

Um dos gols que colocaram o Flamengo na ponta da tabela foi marcado por Zé Roberto, aos 26 minutos do primeiro tempo. Pouco antes, Ronaldo havia se machucado e deixado o campo no duelo contra o seu time de coração - até então os corintianos gritavam "o Adriano pipocou" para provocar o astro adversário, que está machucado.

Já no final do jogo, aconteceu um dos fatos mais inusitados da temporada: revoltado com a arbitragem, que assinalou pênalti para o Flamengo, um torcedor do Corinthians invadiu o gramado e trocou socos com a arbitragem. Leonardo Moura converteu a cobrança, o goleiro Felipe ficou parado, e o confronto terminou.

O jogo - Assim que os portões do Brinco de Ouro da Princesa foram abertos, cerca de duas horas antes do início da partida, a torcida do Corinthians já dava mostras de que não estava preocupada com a decisão do título nacional. "Chegamos para vencer", gritou um torcedor, acomodando-se na arquibancada inferior do estádio.

O sistema de som local estava com defeito, o que ajudou ainda mais a torcida a esquecer o restante da rodada do campeonato. Perfilados no gramado, os jogadores das duas equipes tiveram que acompanhar a 'execução' do Hino Nacional Brasileiro através do telão do Brinco de Ouro, que transmitia a letra da música.

O silêncio rapidamente foi substituído pela gritaria das duas torcidas. Ronaldo dividiu o público quando recebeu a bola no primeiro minuto de partida. Jogou-se no gramado e pediu falta. Foi acompanhado na reclamação pelo corintianos, vaiado pelos flamenguistas e ignorado pelo árbitro Evandro Rogério Roman.

Edu também caiu no gramado, mas não levantou mais. Acabou substituído por Moradei. Na sequência, aos 4 minutos, o Flamengo aproveitou que o Corinthians ainda reorganizava a sua formação para atacar. O sérvio Petkovic cobrou falta na área, e o zagueiro Álvaro acertou o pé da trave com uma cabeçada.

O argentino Escudero, então, começou a facilitar as investidas do time carioca. Recuperado recentemente de uma grave contusão no joelho esquerdo, o defensor proporcionava muito espaço para o adversário atacar - já havia mostrado a sua 'força' logo no início do confronto, com uma entrada violenta.

Mas Escudero também era útil. Aos 13, arriscou um chute de longa distância e quase surpreendeu o goleiro Bruno. Foi o suficiente para reanimar os corintianos, que lamentaram pouco depois. Quem havia cantado "o Adriano pipocou" (o Imperador sofreu queimadura no pé esquerdo e não jogou) levou as mãos à cabeça ao ver Ronaldo se machucar.

O astro do Corinthians foi substituído por Souza, que também era flamenguista na infância. Os rubro-negros que estavam nas arquibancadas do Brinco gritaram ironicamente o nome de Ronaldo e, praticamente ao mesmo tempo, comemoraram um gol do Goiás sobre o São Paulo e o do Flamengo em Campinas.

Aos 26 minutos, Zé Roberto foi lançado, invadiu a área e finalizou entre as pernas de Felipe: 1 a 0. O que não tirou o ímpeto do Corinthians. Aos 37, Defederico chegou a driblar o goleiro Bruno e concluir para o gol vazio, mas a zaga rival salvou antes de a bola cruzar a linha. De tão tenso que estava, Mano Menezes foi expulso por reclamação.

No segundo tempo, no entanto, o ritmo do jogo diminuiu. Mas os protestos continuaram. O primeiro a chiar foi Escudero, que manteve a média de um cartão amarelo por partida disputada no Corinthians. Pelo Flamengo, Petkovic demorou a sair de campo ao ser substituído por Fierro e também foi punido.

O próximo cartão que sairia do bolso de Evandro Rogério Roman não era amarelo. O assistente denunciou uma agressão de Chicão a Fierro, e o zagueiro do Corinthians acabou expulso. Os flamenguistas festejaram duplamente, já que o São Paulo havia sofrido mais um gol do Goiás no estádio Serra Dourada.

Evitando perder mais um jogador por cartão vermelho, o Corinthians trocou Escudero pelo jovem Dodô. Nos minutos finais, contudo, nenhuma das equipes demonstrou muito empenho para modificar o placar do jogo. E até os torcedores paulistas começaram a comemorar a troca de líder na tabela do Campeonato Brasileiro.

Quando os corintianos voltaram a pedir "raça" ao time, irritados com a monótona troca de passes no campo de defesa, o árbitro assinalou pênalti para o Flamengo. Um torcedor invadiu o campo para agredir o assistente. O goleiro Felipe, por sua vez, ficou parado na cobrança de Leonardo Moura: 2 a 

Fonte: Gazeta Esportiva/Helder Júnior - Campinas (SP)

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal