Porto Velho (RO) terça-feira, 19 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Fim da Copa será menos complexo e mais intenso


 
Vinícius Lisboa
Agência Brasil

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, evitou fazer um balanço da Copa do Mundo hoje (7) por ainda faltarem quatro jogos para o fim da competição, mas disse que a avaliação, no momento, é positiva.

Ao participar da cerimônia de abertura do Festival Football For Hope, no Rio, Fernandes afirmou que o desafio na reta final da Copa é menos complexo e mais intenso. "[Agora] só temos quatro cidades-sede, mas são jogos decisivos em que se determina a eliminação ou classificação de uma seleção. Então, é claro que a tensão é muito alta", disse Fernandes, que destacou o fato de não ter ocorrido "nenhum problema sistêmico ou infraestrutural na condução da Copa".

O evento que começou nesta segunda-feira na Vila Olímpica Mané Garrincha, no Caju, é um torneio de futebol organizado pela Fifa para promover o encontro de 32 delegações de jovens integrantes de projetos sociais em várias partes do mundo, sendo oito do Brasil. Entre os projetos brasileiros selecionados, está o da própria Vila Olímpica Mané Garrincha, que abriu o evento com vitória de 3 a 0 sobre os americanos da Fundação Starfinder.

Nesse torneio, as regras são diferentes, com times que misturam meninos e meninas, gols comemorados por ambos os lados e um detalhe que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, fez questão de destacar antes do jogo inaugural: "Não há árbitros. Podem imaginar? Não há críticas a árbitros. Tudo tem que ser tratado entre os jogadores dentro de campo. Não há ninguém para culpar ou criticar", disse o dirigente, que chamou a Vila Olímpica do Caju de "13º estádio da Copa do Mundo".

Três projetos selecionados do Brasil ficam na capital fluminense, dois no Rio Grande do Sul (São Leopoldo e Porto Alegre) e três nas capitais da Bahia (Salvador), do Maranhão (São Luís) e de São Paulo (São Paulo). Muitos países que não se classificaram para a Copa têm representantes no Festival Football For Hope, como Botsuana, Lesoto, Peru e Zâmbia. E uma das delegações une representantes de Israel e da Palestina – na entrada dos atletas para a cerimônia, as duas bandeiras foram juntas.

A jovem Juliane Lima, de 16 anos, jogou na partida inaugural contra os americanos e se disse feliz com a convivência com os estrangeiros. Segundo Juliane, conviver com pessoas de fora muda o modo de falar, de agir e de se comunicar. "Aprendi um poquito de espanhol e das danças africanas, que são bem legais."

Mãe do autor dos três gols, Valdirene Ribeiro disse esperar que o projeto abra portas para o filho, que já jogou em equipes mirins da Portuguesa e do São Cristóvão. "Ele melhorou muito de comportamento e nos estudos. Ele quer ser jogador de futebol e tomara que traga mais oportunidades para a vida dele".

Já Adriana da Silva Rodrigues, mãe de outro jogador do time, destacou o fato de o filho ter ganhado uma atividade com a chegada do projeto, há dois meses. "É muito bom para exercitar a mente dele, e não ficar por aí na comunidade. Eu me preocupava muito com isso. Está ocupando bastante o tempo dele e está sendo muito importante para ele e para mim", disse Adriana.
Enquanto o som alto e um telão animavam as arquibancadas do evento, que contou com a presença de moradores da comunidade, muitos acompanharam das lajes vizinhas ao campo, onde crianças e adultos assistiam às jogadas, entre varais cheios de roupas e antenas de televisão. Antes da primeira partida, a Companhia Folclórica do Rio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentou números diversos de dança, ao ritmo do maracatu, do frevo, do jongo e do coco.

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal