Quarta-feira, 18 de novembro de 2015 - 14h02
Os últimos três anos foram de muitas incertezas para os desportistas de Taekwondo de Rondônia, Minas Gerais e São Paulo, durante esse período e por uma Assembleia declarada nula pela justiça carioca, as federações desses estados foram desfiliadas da Confederação Brasileira de Taekwondo - CBTKD. No início deste mês, uma nova assembleia da CBTKD, realizada por força de decisão judicial, trouxe mais tranquilidade à categoria.
O encontro realizado, na sede da CBTKD, no Rio de Janeiro, para aprovação do novo estatuto da entidade teve a participação de 90% dos seus representantes legítimos, os presidentes das Federações Estaduais, entre eles, o de Minas Gerais, mestre Marcelino Barros; que juntamente com o advogado André Rabelo, representou o presidente da Federação de Taekwondo de Rondônia - Fetron, Robson de Oliveira, e o mestre Yeo Jung de São Paulo. Todos autores do processo contra a atual gestão da Confederação Brasileira de Taekwondo.
PROCESSO ANTIGO
Interventor da CBTKD desde 2010, por conta de denúncias de irregularidades, Carlos Fernandes foi eleito presidente em 2013. Ele realizou a desfiliação de oito federações sem o aval do Superior Tribunal de Justiça Desportiva; aprovou licitações de empresas sem condições técnicas, está sob investigação da Polícia Federal e do Ministério Público da União por supostamente ter desviado dinheiro público nessas licitações, entre outras irregularidades. O principal autor das denúncias, em 2012, foi o ex-vice-presidente da Federação mineira, Marcelino Barros.
As denúncias contra a CBTDK geraram uma investigação na Polícia Federal nas fraudes de verba pública e oito ações na Justiça. Uma delas foi movida pela Fetron. Na época o titular da 48ª Vara Cível/RJ, onde a denúncia foi feita cobrou R$ 65 mil para fazer uma perícia. A Federação de Rondônia não teve condições de pagar, e o processo foi arquivado.
Em cinco de novembro deste ano, através do ofício 004/2015 o presidente da Fetron, Oliveira, solicitou a CBTDK, em razão da fraude comprovada no registro do Estatuto da Instituição, conforme decisões judiciais da 16ª Vara Cível/RJ tornando nula a desfiliação, a publicação no portal oficial da Confederação da reintegração.
No documento também foi pedido o envio de uma declaração da legitimidade da Fetron, como única representante da modalidade olímpica em Rondônia. A Confederação não se manifestou até o momento.
SOBRE A SITUAÇÃO DAS FEDERAÇÕES NOVAS E ANTIGAS
Nos casos de Minas Gerais, São Paulo e Rondônia, as entidades que foram filiadas no período de 2012 a 2015, estarão sob controle direto da CBTDK somente até 13 de dezembro deste ano. Neste período acontecerá a Copa do Brasil, em João Pessoa (PB). Osatletas dessas confederações não poderão lutar pelos estados de origem, esse direito caberá somente às federações reintegradas.
A Copa do Brasil faz parte do sistema de ranking da CBTKD para a formação das seleções para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Até lá os atletas do Taekwondo brasileiro, suas famílias e os fãs da modalidade, cuja base é o respeito e a lealdade; almejam a resolução dos conflitos internos, o que pelo momento já se pode vislumbrar melhores ventos para o esporte nesses estados.
Fonte:Viviane Vieira
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer
O estudante João Rodrigues, de 13 anos, da escola Tancredo Neves, de Porto Velho, conquistou medalha de prata na modalidade de arremesso de peso em

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025
A atleta Gabrielly Alves, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Jean Piaget, da rede estadual de ensino de Rondônia, e integrante da Associação d

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica
Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretar

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol
Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirm
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)