Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Cuiabá descarta surto de dengue durante a Copa do Mundo


Alana Gandra
Agência Brasil

A ocorrência de surtos de dengue em Cuiabá não está entre os principais fatores de risco durante a Copa do Mundo, avalia a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

“No estado como um todo, houve uma redução bem significativa dos casos de dengue em relação ao ano passado”, disse à Agência Brasil o superintendente de Vigilância em Saúde, Juliano Silva.

Ele destacou ainda que o período de realização da Copa (12 de junho a 13 de julho) é tradicionalmente seco em Cuiabá. “Isso dificulta surtos de dengue”, destacou.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, revelam que, de 1º janeiro a 15 de maio deste ano, Mato Grosso registrou 6.270 casos notificados de dengue, com seis mortes. Desses, 647 foram em Cuiabá. No mesmo período de 2013, o estado registrou 36.270 casos.

A maior preocupação da secretaria se refere a doenças agudas, principalmente, diarreias por mudança de hábito alimentar. “Isso sempre tem. E quando há muita aglomeração de pessoas, a chance é um pouco maior”, admitiu o superintendente.

Outra preocupação diz respeito a casos de sarampo e de cólera em países onde há registros dessas doenças e de onde virão visitantes para o estado. Há ainda risco de acidentes com animais peçonhentos, em especial cobras, nas áreas próximas da capital, entre elas, as regiões da Chapada e do Pantanal, que atraem um número crescente de turistas.

Em Cuiabá, três hospitais privados (São Mateus, Santa Rosa e Jardim Cuiabá) concentrarão o atendimento a turistas durante a Copa do Mundo. “Dentro do estádio [Arena Pantanal], a Federação Internacional de Futebol (Fifa) está organizando o sistema de saúde completo, o mais resolutivo possível. De lá, a pessoa vai sair para as referências pactuadas privadas”, destacou o coordenador da Câmara Temática da Saúde da Secretaria da Copa (Secopa) de Cuiabá, Fábio Liberali Weissheimer.

Referência no Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Várzea Grande também concentrará os atendimentos durante o Mundial. “Esse hospital terá o perfil modificado. Hoje, ele não atende urgência. Só atende [pacientes] eletivos. Mas na época do evento, vai atender.”

A rede privada ainda contará com os hospitais Femina e Amecor.

A rede de atenção será reforçada com um posto médico avançado dentro do Fifa Fan Fest, que irá funcionar 24 horas por dia, com profissionais bilíngues. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) vai dobrar o número de ambulâncias de nove para 19.

“Para diminuir a pressão desses hospitais, algumas unidades de saúde do SUS, da rede de atenção básica e secundária de Cuiabá e de Várzea Grande, terão o horário estendido. Duas policlínicas de Várzea Grande vão atender também 24 horas”, disse o coordenador da Secopa.

Na capital de Mato Grosso, haverá ainda uma sala de crise que fará a gestão do evento na área da saúde. Está prevista também a abertura do Hospital São Benedito de Cuiabá, com 126 leitos, na véspera do evento. “É um hospital novo da rede SUS e vai estar dedicado também aos turistas”, destacou Liberali.
 

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal