Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Conheça uma das armas da 'surpresa' Costa Rica


“Preparador mental” da seleção costa-riquenha, García apoia o choro dos craques da seleção brasileira, como Júlio César, Thiago Silva e Neymar
Foto: Adalberto Leister Filho/ Portal da Copa
Gente de Opinião

Maior surpresa da Copa do Mundo, a Costa Rica conta com uma inusitada função dentro da comissão técnica: um sociólogo. O colombiano Jaime Perozzo García exerce o cargo na equipe do técnico Jorge Luis Pinto, que enfrenta a Holanda no sábado, no estádio da Fonte Nova, em Salvador, por uma vaga na semifinal da Copa do Mundo.

“Preparador mental” da seleção costa-riquenha, García apoia o choro dos craques da seleção brasileira, como Júlio César, Thiago Silva e Neymar, durante a execução do Hino Nacional, antes das partidas da Copa do Mundo. “Eu também me emocionei quando tocaram o hino do meu país. Desde que o jogador volte a focar no jogo em seguida, não vejo problema algum”, afirma ele.

Homem de confiança do treinador, a quem conhece há 23 anos, García tem um físico que lembra Flavio Murtosa, o fiel escudeiro do técnico Luiz Felipe Scolari. Baixinho, meio calvo e de bigode, ele está acostumado a responder o que faz um sociólogo em uma equipe de futebol. “Faço o mesmo que um psicólogo, só que ao contrário”, tenta definir o colombiano, bem-humorado.

Fumante contumaz, García tem sido cercado por repórteres do mundo todo, a cada intervalo em que deixa o campo em que a Costa Rica treina para consumir outro cigarro. A boa campanha do país, que eliminou dois ex-campeões mundiais, Itália e Inglaterra, gera muito interesse nas ideias dele, um dos profissionais mais ouvidos pelo técnico Pinto. “Para formar uma equipe vencedora é necessário pensar a parte física, tática e mental. Cada setor é tão importante quanto o outro”, define García.

Integrante da comissão técnica desde o início da preparação para o Mundial, ele tenta fazer com que cada jogador perceba a importância de jogar em função de um esquema tático, sempre pensando no jogo coletivo. “Phil Jackson [técnico que ganhou 11 títulos da NBA por Chicago Bulls e Los Angeles Lakers] já dizia: ‘não sou eu, somos nós’. Não se pode ter egos. É necessário jogar em função do grupo”, afirma.

Para incutir essas ideias no elenco, García usa várias táticas, de conversas individuais até palestras motivacionais para todo o elenco. Para um grupo sem grandes estrelas como a Costa Rica, parece que a iniciativa é mais fácil, do que trabalhar com superestrelas. “Isso não tem diferença. Depende de como o grupo é conduzido”, afirma ele, que não acredita que alguns nomes que se valorizaram no Mundial, como o goleiro Keylor Navas e o atacante Joel Campbell, possam prejudicar o trabalho da equipe.

Fonte: Adalberto Leister Filho, do Portal da Copa em Santos

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival de encerramento celebra conquistas de milhares de alunos da rede esportiva municipal

Festival de encerramento celebra conquistas de milhares de alunos da rede esportiva municipal

“É muita emoção. Toda vez que ele participa, a gente sente que está no caminho certo”. A frase é de Eunice de Souza, servidora pública e mãe do jovem

Vice-Presidente da Federação Rondoniense de Voleibol assume Subsecretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer

Vice-Presidente da Federação Rondoniense de Voleibol assume Subsecretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer

Letícia Cristina Machado Batista, atleta e vice-presidente da Federação Rondoniense de Voleibol, é a nova subsecretária estadual da Juventude, Cultu

Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX

Justiça nega pedido da FRX e expõe situação irregular perante a CBX

A Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) teve seu pedido de tutela cautelar negado pela 3ª Vara Cível de Porto Velho, que rejeitou a solicitação de s

Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes

Fase regional norte do Joer começa nesta terça-feira, 1º, em Ariquemes

A fase regional norte dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 será oficialmente aberta nesta terça-feira (1º), a partir das 19h, na escola Cora

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)