Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Conheça os detalhes da Arena da Baixada


Em dias comuns, é a casa do Furacão. Mas, em junho, apaixonados por futebol de toda a cidade de Curitiba e de várias partes do país e do mundo se juntarão aos torcedores do Atlético-PR. O Estádio Joaquim Américo Guimarães, mais conhecido como Arena da Baixada, está em fase final de reforma para sediar quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2014. Nesta sexta-feira (09.05), a presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitam a arena.

A localização do estádio é privilegiada: está situado no bairro Água Verde, no centro expandido da capital paranaense, região que possui ampla oferta de transporte público e estacionamentos coletivos. Também está próximo da zona que concentra os hotéis de Curitiba e fica a 18 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Em cerca de um ano e meio de reforma, passaram pela obra 5.532 trabalhadores, com 1.600 operários no pico da obra. O investimento total, segundo o Atlético-PR, é de R$ 360 milhões, sendo R$ 247,5 milhões de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Foto: Portal da Copa/Abril 2014

Gente de Opinião

Jogos na Copa

A primeira partida do Mundial na Arena da Baixada será entre Irã e Nigéria, no dia 16 de junho. O jogo é válido pelo Grupo F. No dia 20 de junho, Honduras e Equador duelam pelo Grupo E. A partida mais esperada na cidade é da atual campeã mundial, Espanha, contra a Austrália, no dia 23 de junho, válida pela terceira rodada do Grupo B. A capital paranaense encerra a participação no Mundial com o confronto entre Argélia x Rússia, no dia 26 de junho, válido pelo Grupo H.

Capacidade

O estádio reformado tem capacidade para 43 mil pessoas e pretende ser uma “caixa iluminante” para a cidade, de acordo com o conceito do projeto arquitetônico. O espaço interior iluminado da Arena da Baixada estimula a observação das atividades por quem está na parte externa, devido à semitransparência da fachada. A esplanada frontal de 6 mil m2 facilita a integração urbana e reforça a proposta multiuso da arena, projetada para receber não só partidas de futebol, mas diversos eventos.

“Uma arena multiuso, futuramente com teto retrátil, preparada para receber espetáculos, shows e até outras modalidades esportivas, como basquete, vôlei e tênis. É uma arena contemporânea, em que a iluminação e cores dos torcedores dará a cor e o brilho para quem está do lado de fora”, explicou o arquiteto responsável pela arena, Carlos Arcos.

No dia 29 de março, o Atlético-PR enfrentou a equipe do J. Malucelli em amistoso que não saiu do 0 x 0, mas marcante para os 10 mil torcedores do Furacão que viram a bola rolar pela primeira vez na nova Arena da Baixada. O evento-teste oficial do estádio será a partida entre Atlético-PR e Corinthians, agendada para a próxima quarta-feira (14.05).

Gramado

As dimensões do campo da Arena da Baixada seguem o padrão FIFA (105m x 68m). No entanto, o que chama atenção é a distância entre as quatro linhas e as arquibancadas: 7,60m atrás do gol e 6,10m nas laterais, o que permite ao torcedor uma grande proximidade do campo. Os pontos cegos do antigo estádio foram eliminados, tarefa considerada a mais difícil da obra.

"Havia 3 mil lugares que não tinham visibilidade total do campo de jogo. O desafio foi eliminar essas seis torres sem prejudicar o restante da arquibancada já existente. Além disso, tivemos de aumentar a capacidade em 6 mil lugares em relação ao projeto anterior. Hoje conseguimos ter 100% de visão em qualquer assento, com a capacidade ampliada no espaço de terreno que a gente tinha para o projeto anterior”, disse  Carlos Arcos.

As características climáticas de Curitiba – com baixas temperaturas no inverno e dias muito quentes no verão – condicionaram a opção pela grama Bermuda Tifgrand, que tolera bem sombreamento. Para o inverno, foram plantadas sementes de grama Ryegrass.

"Nosso clima não aceita somente a grama Bermuda, por causa da variação climática. A grama, às vezes, não tem tempo de se adaptar. Antigamente planta-se a Bermuda em campos de Curitiba e não pegava corretamente. Com Ryegrass, por cima, conseguimos manter o gramado em perfeitas condições por até sete meses", explicou Arcos.

Em função das limitações de luminosidade, o plantio foi feito pelo sistema Big Rolls. “Desta forma, o gramado foi colocado em blocos já formados e maduros. Isso diminui o número de emendas, permite usá-lo rapidamente e garante mais vida útil ao gramado”, acrescentou Arcos.

Foi projetado um sistema de irrigação automatizado e embutido no gramado. Aspersores rotores ficam enterrados e emergem do solo quando a tubulação é submetida à pressão de água. O sistema tem sensores que controlam os setores que necessitam de maior irrigação.

O antigo fosso que separava a arquibancada do campo foi coberto e será aproveitado como um reservatório (cisterna) para reutilização de águas pluviais e da irrigação do gramado, com capacidade para um milhão de litros de água.

Foto: Portal da Copa/Abril 2014

Gente de Opinião

Acessos e assentos

Cerca de 70% do público geral deverá acessar o estádio pela Rua Buenos Aires e pela Praça Afonso Botelho, onde está a esplanada frontal, e os 30% restantes entrarão pela Rua Coronel Dulcídio, onde há outra esplanada.

 Os acessos estão situados no nível P1 da arena, anel principal de público geral, com entradas para as arquibancadas inferiores. A partir deste anel é possível acessar, por meio de escadas, o segundo anel de público situado no nível P3, onde estão as arquibancadas superiores.

O acesso dos públicos VIPs durante a Copa do Mundo será feito pela Rua Basílio Itiberê. O público VVIP, que chega ao estádio de carro, entrará pelo estacionamento e, através de elevadores localizados em um hall exclusivo, poderão acessar o nível P2, de uso exclusivo dos públicos VIP e VVIP.

Há três rampas de acesso ao estádio para o público, outras três de acesso para veículos e oito escadas, sendo quatro delas localizadas na fachada principal da Rua Buenos Aires. A Arena da Baixada tem 80 catracas para público geral, além de 15 para pessoas com necessidades especiais.

Dos 43 mil assentos do estádio, 23 mil são rebatíveis, 17 mil cadeiras são do tipo monobloco e 3 mil assentos (para públicos VIP) são rebatíveis e estofados. Há 212 assentos reservados para cadeirantes, 46 para deficientes visuais, 88 para pessoas com mobilidade reduzida e 88 para obesos. O estádio possui ainda sinalização específica, como piso tátil, indicação visual de degraus, entre outros.

 

Gente de Opinião

Os 35 camarotes têm capacidade que varia de 12 a 24 pessoas e contam com serviço de alimentação, lounge próprio, vagas exclusivas de estacionamento e elevadores exclusivos.

A Arena da Baixada tem, também, dois níveis de subsolos para estacionamento, com 884 vagas cobertas. Para alimentação, há 48 quiosques e quatro restaurantes. Dos 155 banheiros, há 20 para pessoas com deficiência.  

Segurança, luzes e som

 A iluminação do campo conta com 308 refletores. Para o público, há 4.900 luminárias, todas em led, além da iluminação cênica interna na cobertura. O estádio tem  dois telões, um atrás de cada gol, com 77m2 cada. O sistema de som é formado por 24 clusters (72 autofalantes) para as arquibancadas e aproximadamente 1.500 autofalantes para o som das áreas internas do estádio.

O controle da segurança conta com 190 câmeras espalhadas dentro e fora da Arena da Baixada. Do Centro de Controle de Operações, um espaço com 210m² localizado no último nível do estádio (P6), os diversos órgãos de segurança trabalharão em conjunto. O tempo médio de evacuação do estádio é de pouco mais de 5 minutos, de acordo com o estudo de fluxo de multidões e o Corpo de Bombeiros.

Fonte: Portal da Copa
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

Integrantes da delegação esportiva do Estado de Rondônia, composta por 49 atletas e um técnico, receberam incentivo do Governo de Rondônia para part

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Com expectativa de reunir um grande número de competidores, estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Pesca Esportiva de Ji-Paraná. O evento

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

A Jirau Energia realizou, no último sábado (13/04), a doação de uniformes e kit completo de material esportivo para a Escolinha de Futebol Raízes de

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Terminou no último final de semana a II Edição do Torneio Sub-19 1ª. e 2ª. divisão realizado pela Federação Rondoniense de Voleibol (FRV), realizado

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)