Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

Alegria de brasileiros marca abertura dos Parapan-Americanos de Toronto


Gente de Opinião

A alegria contagiante dos 272 paratletas da delegação brasileira marcou ontem (7) à noite a cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, no Estádio CIBC Parapan Am Athletics Stadium, na Universidade de York. Cega, a velocista Terezinha Guilhermina foi a porta-bandeira brasileira. O desfile foi encerrado com a delegação anfitriã.

O Brasil disputará o Parapan de Toronto com a maior delegação da competição. Os maiores grupos são do atletismo, com 50 atletas, seguido da natação, com 40, e do tênis de mesa, com 28.

O Brasil liderou o quadro de medalhas na duas últimas edições: no Rio de Janeiro, em 2007, e em Guadalajara, no México, em 2011. A expectativa é repetir o primeiro lugar em Toronto.

O evento foi iniciado com o Hino Nacional do Canadá e teve apresentações de dança celebrando a paz e representando ritmos regionais, entre eles a capoeira, o carnaval, o tango, além de danças indígenas.  

Gente de Opinião

O chefe executivo do Comitê Organizador dos Jogos, Saäd Rafi, deu as boas-vindas aos atletas, ressaltando que o Parapan de Toronto é uma etapa importante para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. “Preparem-se, porque o caminho para o Rio de Janeiro, em 2016, começa aqui e será muito disputado.”

Presidente do Comitê Paralímpico nas Américas, José Luis Campos explicou que os Jogos Parapan-Americanos de Toronto serão disputadas em 15 modalidades classificatórias para o Rio 2016.

Segundo ele, os jogos de Toronto quebraram um recorde, registrando 1,6 mil atletas de 28 países. "São os maiores Jogos Parapan-Americanos”, afirmou Campos.

Hoje, sábado (8), primeiro dia de provas, atletas brasileiros disputam medalhas nas modalidades natação, halterofilismo, ciclismo e bocha. As 13 provas de natação terão participação de 18 brasileiros, entre eles Daniel Dias.

Fonte:Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil
 

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal