Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

2º Encontro São Carlos/Calama será no dia 04


Será no próximo sábado, 04 de maio, o 2º Encontro São Carlos/Calama, evento que acontece em São Carlos e consiste na realização de um amistoso entre as seleções de futebol masculina e feminina dos distritos do Madeira. Idealizado no ano passado, o encontro tem o objetivo de aproximar os dois distritos por meio de uma confraternização, e serve também como um prévia do Interdistrital que ocorre todos os anos. “Para quem mora nesses dois distritos, essa é uma confraternização importante, pois é quando há uma aproximação maior entre os moradores de São Carlos e de Calama. É um momento de descontração, de lazer que, apesar de ser recente -é apenas o segundo ano- está incluído no calendário de eventos dos distritos,”, afirmou o administrador de São Carlos, Ednardo Medeiros.

O diretor do Departamento de Assuntos do Interior (DAI), Francisco Alves Araújo, o “Tyer”, adiantou que a Prefeitura de Porto Velho, por meio do departamento, desde o primeiro encontro tem dado todo apoio necessário à realização do evento. “Essa é uma iniciativa louvável que temos que apoiar, tanto que o próprio DAI realizou realizou no ano passado dois encontros entre os administradores dos distritos, por entendermos que essa aproximação é importante para ajustar a administração”, disse.


História

A comunidade de São Carlos, na zona rural Porto Velho, está localizada à beira de um dos principais rios do bacia Amazônica: o Madeira. Para se chegar à localidade há duas opções, por via fluvial e terrestre, estando em ambos os casos a cerca de 120 quilômetros à jusante do município de Porto Velho e a cerca de 200 quilômetros à montante da divisa de Rondônia com o estado do Amazonas. Essa distância pode ser percorrida em aproximadamente uma hora e vinte minutos de carro por estrada de terra ou cinco horas de barco “de linha” pelo rio Madeira.

São Carlos encontra-se no entorno de duas unidades de conservação de uso sustentável, uma localizada na mesma margem do Madeira que a comunidade — a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã — e a outra, na margem oposta — a Floresta Nacional do Jacundá. De acordo com o Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (Napra), com base em depoimento de moradores locais, o distrito foi criado por descendentes de trabalhadores de três seringais antigamente existentes em suas proximidades. Os nomes das antigas colocações de seringas e vilas daqueles tempos são ainda hoje referências espaciais importantes para os moradores das comunidades e usados frequentemente, sobretudo, pelos extrativistas.

Com a partida dos patrões, que ocorreu, ao que tudo indica, somente em meados do século XX, os trabalhadores se aglomeraram na localidade em que a comunidade hoje se localiza, apesar de a grande maioria continuar a coletar os produtos da mata nas mesmas colocações utilizadas na época dos patrões, para vender de forma independente para os (poucos) comerciantes que vinham comprá-los de barco na beira do rio. Hoje, São Carlos é uma das maiores comunidades do Baixo Madeira e possui uma infraestrutura acima da média das outras comunidades.

Além de atividades tradicionais como pesca, agricultura (de várzea e terra firme), extrativismo (castanha e açaí), uma parcela considerável dos moradores do distrito são funcionários públicos (cerca de 10% da população) e muitos trabalham e geram renda por meio do comércio (mercearias, bares, farmácia, pousadas, revenda de produtos locais).

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Torneio SESC da FRXE/FRX foi aberto à comunidade e aconteceu neste sábado e domingo no Porto Velho Shopping

O Torneio SESC da FRXE/FRX foi aberto à comunidade e aconteceu neste sábado e domingo no Porto Velho Shopping

Enxadristas do interior e da capital de Rondônia, de todos os níveis e entusiastas do jogo de Xadrez, participaram nos ritmos Rápido e Blitz em mais

Rondoniense é vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025

Rondoniense é vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025

Lucilene Silva Vieira conquistou o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025, realizado na cidade de Barueri, em São Paulo, entre os dias

Atletas, autoridades e torcedores lotam Ginásio Dudu na solenidade de abertura da 1ª Copa de Futsal de Base

Atletas, autoridades e torcedores lotam Ginásio Dudu na solenidade de abertura da 1ª Copa de Futsal de Base

Gritos, arquibancadas lotadas e faixas de apoio às equipes marcaram a solenidade de abertura da 1ª Copa Madeirão de Futsal de Base, realizada na noite

Rondônia conquista medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Masters de Tênis de Mesa

Rondônia conquista medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Masters de Tênis de Mesa

Nove atletas da seleção rondoniense de tênis de mesa participaram do Campeonato Sul-Americano Masters 2025, realizado entre os dias 15 e 20 de abril

Gente de Opinião Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)