Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Esporte

2º Encontro São Carlos/Calama será no dia 04


Será no próximo sábado, 04 de maio, o 2º Encontro São Carlos/Calama, evento que acontece em São Carlos e consiste na realização de um amistoso entre as seleções de futebol masculina e feminina dos distritos do Madeira. Idealizado no ano passado, o encontro tem o objetivo de aproximar os dois distritos por meio de uma confraternização, e serve também como um prévia do Interdistrital que ocorre todos os anos. “Para quem mora nesses dois distritos, essa é uma confraternização importante, pois é quando há uma aproximação maior entre os moradores de São Carlos e de Calama. É um momento de descontração, de lazer que, apesar de ser recente -é apenas o segundo ano- está incluído no calendário de eventos dos distritos,”, afirmou o administrador de São Carlos, Ednardo Medeiros.

O diretor do Departamento de Assuntos do Interior (DAI), Francisco Alves Araújo, o “Tyer”, adiantou que a Prefeitura de Porto Velho, por meio do departamento, desde o primeiro encontro tem dado todo apoio necessário à realização do evento. “Essa é uma iniciativa louvável que temos que apoiar, tanto que o próprio DAI realizou realizou no ano passado dois encontros entre os administradores dos distritos, por entendermos que essa aproximação é importante para ajustar a administração”, disse.


História

A comunidade de São Carlos, na zona rural Porto Velho, está localizada à beira de um dos principais rios do bacia Amazônica: o Madeira. Para se chegar à localidade há duas opções, por via fluvial e terrestre, estando em ambos os casos a cerca de 120 quilômetros à jusante do município de Porto Velho e a cerca de 200 quilômetros à montante da divisa de Rondônia com o estado do Amazonas. Essa distância pode ser percorrida em aproximadamente uma hora e vinte minutos de carro por estrada de terra ou cinco horas de barco “de linha” pelo rio Madeira.

São Carlos encontra-se no entorno de duas unidades de conservação de uso sustentável, uma localizada na mesma margem do Madeira que a comunidade — a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã — e a outra, na margem oposta — a Floresta Nacional do Jacundá. De acordo com o Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (Napra), com base em depoimento de moradores locais, o distrito foi criado por descendentes de trabalhadores de três seringais antigamente existentes em suas proximidades. Os nomes das antigas colocações de seringas e vilas daqueles tempos são ainda hoje referências espaciais importantes para os moradores das comunidades e usados frequentemente, sobretudo, pelos extrativistas.

Com a partida dos patrões, que ocorreu, ao que tudo indica, somente em meados do século XX, os trabalhadores se aglomeraram na localidade em que a comunidade hoje se localiza, apesar de a grande maioria continuar a coletar os produtos da mata nas mesmas colocações utilizadas na época dos patrões, para vender de forma independente para os (poucos) comerciantes que vinham comprá-los de barco na beira do rio. Hoje, São Carlos é uma das maiores comunidades do Baixo Madeira e possui uma infraestrutura acima da média das outras comunidades.

Além de atividades tradicionais como pesca, agricultura (de várzea e terra firme), extrativismo (castanha e açaí), uma parcela considerável dos moradores do distrito são funcionários públicos (cerca de 10% da população) e muitos trabalham e geram renda por meio do comércio (mercearias, bares, farmácia, pousadas, revenda de produtos locais).

Fonte: Joel Elias

Mais Sobre Esporte

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos  e campeão mundial

Morre ex-jogador Coutinho, célebre parceiro de Pelé no Santos e campeão mundial

Morreu hoje (11), aos 75 anos de idade, o ex-jogador de futebol Antônio Wilson Vieira Honório, mais conhecido como Coutinho, lendário parceiro de Pelé

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

Tetracampeão Juventude estreia com vitória na Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol

O Juventude Esporte Clube da Linha 6, tetracampeão da Taça Regional Cacoal Selva Park de Futebol Amador (2010, 2013, 2015 e 2016) , começou bem sua pa

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

Pela terceira vez Brasil: Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe no Havaí

O paulista de Maresias, Gabriel Medina, conquistou o bicampeonato nesta segunda-feira ao vencer o sul-africano Jordy Smith e avançar à final em Pi

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Ginasta da rede municipal concorre a prêmio esportivo em Porto Velho

Estudante foi indicada ao prêmio pela Federação Rondoniense de GinásticaA Ginasta Wenddy Naelly Cruz Pimentel, de 11 anos, do Clube Escola Municipal