Quinta-feira, 25 de abril de 2013 - 17h11
Será no próximo sábado, 04 de maio, o 2º Encontro São Carlos/Calama, evento que acontece em São Carlos e consiste na realização de um amistoso entre as seleções de futebol masculina e feminina dos distritos do Madeira. Idealizado no ano passado, o encontro tem o objetivo de aproximar os dois distritos por meio de uma confraternização, e serve também como um prévia do Interdistrital que ocorre todos os anos. “Para quem mora nesses dois distritos, essa é uma confraternização importante, pois é quando há uma aproximação maior entre os moradores de São Carlos e de Calama. É um momento de descontração, de lazer que, apesar de ser recente -é apenas o segundo ano- está incluído no calendário de eventos dos distritos,”, afirmou o administrador de São Carlos, Ednardo Medeiros.
O diretor do Departamento de Assuntos do Interior (DAI), Francisco Alves Araújo, o “Tyer”, adiantou que a Prefeitura de Porto Velho, por meio do departamento, desde o primeiro encontro tem dado todo apoio necessário à realização do evento. “Essa é uma iniciativa louvável que temos que apoiar, tanto que o próprio DAI realizou realizou no ano passado dois encontros entre os administradores dos distritos, por entendermos que essa aproximação é importante para ajustar a administração”, disse.
História
A comunidade de São Carlos, na zona rural Porto Velho, está localizada à beira de um dos principais rios do bacia Amazônica: o Madeira. Para se chegar à localidade há duas opções, por via fluvial e terrestre, estando em ambos os casos a cerca de 120 quilômetros à jusante do município de Porto Velho e a cerca de 200 quilômetros à montante da divisa de Rondônia com o estado do Amazonas. Essa distância pode ser percorrida em aproximadamente uma hora e vinte minutos de carro por estrada de terra ou cinco horas de barco “de linha” pelo rio Madeira.
São Carlos encontra-se no entorno de duas unidades de conservação de uso sustentável, uma localizada na mesma margem do Madeira que a comunidade — a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã — e a outra, na margem oposta — a Floresta Nacional do Jacundá. De acordo com o Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (Napra), com base em depoimento de moradores locais, o distrito foi criado por descendentes de trabalhadores de três seringais antigamente existentes em suas proximidades. Os nomes das antigas colocações de seringas e vilas daqueles tempos são ainda hoje referências espaciais importantes para os moradores das comunidades e usados frequentemente, sobretudo, pelos extrativistas.
Com a partida dos patrões, que ocorreu, ao que tudo indica, somente em meados do século XX, os trabalhadores se aglomeraram na localidade em que a comunidade hoje se localiza, apesar de a grande maioria continuar a coletar os produtos da mata nas mesmas colocações utilizadas na época dos patrões, para vender de forma independente para os (poucos) comerciantes que vinham comprá-los de barco na beira do rio. Hoje, São Carlos é uma das maiores comunidades do Baixo Madeira e possui uma infraestrutura acima da média das outras comunidades.
Além de atividades tradicionais como pesca, agricultura (de várzea e terra firme), extrativismo (castanha e açaí), uma parcela considerável dos moradores do distrito são funcionários públicos (cerca de 10% da população) e muitos trabalham e geram renda por meio do comércio (mercearias, bares, farmácia, pousadas, revenda de produtos locais).
Fonte: Joel Elias
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Estudante de Porto Velho conquista medalha de prata em sua primeira participação no Joer
O estudante João Rodrigues, de 13 anos, da escola Tancredo Neves, de Porto Velho, conquistou medalha de prata na modalidade de arremesso de peso em

Estudante de Rondônia conquista prata nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025
A atleta Gabrielly Alves, de 17 anos, estudante da Escola Estadual Jean Piaget, da rede estadual de ensino de Rondônia, e integrante da Associação d

Jovem atleta porto-velhense conquista prata no Torneio Nacional de Ginástica Aeróbica
Porto Velho celebra mais uma vez a vitória de atletas do projeto Construindo Campeões, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretar

Rondônia encerra último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros com medalhas no karatê e handebol
Rondônia encerrou sua participação no último bloco dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, realizados em Uberlândia, com conquistas que reafirm
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)