Porto Velho (RO) domingo, 8 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Entrevista

Grandes personalidades são homenageadas no XIX FÓRUM AMAZÔNIA LEGAL


 Grandes personalidades são homenageadas no XIX FÓRUM AMAZÔNIA LEGAL - Gente de Opinião Grandes personalidades são homenageadas no XIX FÓRUM AMAZÔNIA LEGAL - Gente de OpiniãoGrandes personalidades são homenageadas no XIX FÓRUM AMAZÔNIA LEGAL - Gente de Opinião
 Grandes personalidades são homenageadas no XIX FÓRUM AMAZÔNIA LEGAL - Gente de Opinião Grandes personalidades são homenageadas no XIX FÓRUM AMAZÔNIA LEGAL - Gente de OpiniãoGrandes personalidades são homenageadas no XIX FÓRUM AMAZÔNIA LEGAL - Gente de Opinião

Porto Velho sedia, entre os dias 10 à 13 de abril, o  XIX FÓRUM AMAZÔNIA LEGAL, que é o evento que reúne os presidentes, superintendentes e dirigentes  de todas as entidades do Sistema Fecomércio da Amazônia Legal. O Fórum tem como objetivo promover a troca de experiências, de tecnologias e discussões sobre temas de interesse do Sistema Fecomércio da Amazônia Legal propiciando aos seus participantes uma visão do que está sendo feito nos estados e partilhando os casos de sucesso.

No entanto, o evento também tem um lado político que é o de realçar projetos importantes para o desenvolvimento da Amazônia que, este ano, trata da Ferrovia Transcontinental, procurando ressaltar a necessidade de se dar prioridade ao trecho Porto Velho/Vilhena por causa de sua viabilidade, de vez que, nas proximidades de Vilhena, uma região que abrange terras de Mato Grosso e de Rondônia, somente de soja existem cinco milhões de toneladas que precisam de escoamento e o transporte terrestre, via BR-364, afora ser mais caro está chegando ao seu limite. Outro projeto que merece a atenção do XIX Fórum é a conclusão da BR-319-Manaus/Porto Velho, elo de ligação de Manaus com o resto do País, que se encontra há mais de dez anos para ser concluída e tem seu fim postergado pro problemas ambientais.


Jantar de Gala com homenagens a personalidades amazônicas

Mas, o XIX Fórum Amazônia Legal 2013 não será uma ocasião somente de trabalho. Terá também o seu momento de agradecimento a pessoas que prestaram serviços reconhecidos como relevantes para o setor comercial. Neste ano, no dia 12, sexta-feira, no Clube da Ameron com um jantar de Gala onde serão entregues as medalhas da Ordem do Mérito Comercial da Amazônia e de Rondônia. São as seguintes as personalidades agraciadas:

 

ROMERO JUCÁ

Senador da República, economista, nascido em Pernambuco, pós-graduado em engenharia econômica, que já presidiu a Fundação Nacional do índio, foi governador do Território de Roraima. Em 1992 foi diretor da CONAB e secretário Nacional de Habitação. Foi eleito, pela primeira vez, para o senador em 1994 e, em 2011, assumiu pela terceira vez o mandato de senador sendo, em fevereiro do mesmo ano, nomeado líder do governo no Senado Federal. Será homenageado com a outorga da “Ordem Mérito Comercial da Amazônia Legal” em reconhecimento aos serviços prestados ao comércio com a medalha “Grande Oficial”.

 

SÉRGIO MARCOLINO LONGEN 

Empresário, natural de Toledo (PR), diretor-presidente da Semalo Combustíveis Ltda. Desde 1988; diretor-presidente da Semalo Indústria e Comércio de Alimentos desde 1991; diretor-presidente da Relva Farma Manipulação e Homeopatia desde 2008; conselheiro extraordinário de relações nacionais e internacionais para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul; coordenador do Fórum das entidades do setor industrial de Mato Grosso do Sul e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul no seu segundo mandato até 2015.  Sérgio Marcolino Longen, em reconhecimento ao seu trabalho, será agraciado, no grau de comendador, com a “Ordem Mérito Comercial da Amazônia Legal”.

 

CONFÚCIO AYRES MOURA

Atual governador do Estado de Rondônia, médico formado pela Universidade Federal de Goiás, natural de Dianópolis, Tocantins. Foi deputado federal, em 1995, reeleito duas vezes, até 1994 quando se elegeu prefeito de Ariquemes e foi reeleito em 2008. Em 2010 foi eleito governador. Confúcio Moura, pelos relevantes serviços prestados ao comércio, receberá a “Ordem Mérito Comercial da Amazônia Legal” com a medalha “Grão-Cruz”.

 

LUIZ MALHEIROS TOURINHO

Nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, advogado, jornalista, empresário do setor de seguros, é um dos sócios e foi diretor-superintendente do histórico jornal “Alto Madeira”, um dos poucos jornais do país com quase cem anos ininterruptos de circulação; foi presidente da Fecomércio Rondônia e do Conselho Deliberativo do Sebrae/RO, com imensa participação na vida do Estado e um visionário que vislumbrou a Saída para o Pacífico tendo sido um dos comandantes, em 1995, da Caravana de Integração Brasil/Bolívia/Chile/Peru. Com vasta experiência internacional em reconhecimento ao seu trabalho em favor do comércio será agraciado, no grau de Comendador com a “Ordem do Mérito Comercial de Rondônia”.

 

JOÃO GONÇALVES FILHO

Nascido em Monte Belo, Minas Gerais, o empresário, em 1976, inaugurou a Casa Gonçalves, um pequeno estabelecimento do ramo alimentício, que com muito tempo e trabalho elevou ao nível de supermercado. Em 1993, já com uma cadeia de supermercados, tornou-se presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Rondônia-SINALIMENTOS que exerce até hoje. Inaugurou em 2000 um frigorifico que possui a maior capacidade de abate da região Norte. Ao longo de 36 anos tornou o Grupo “Irmãos Gonçalves” a maior rede de supermercados de Rondônia.  Por seu trabalho em favor do comércio é, agora, agraciado, no grau de Comendador, com a medalha “Ordem do Mérito Comercial do Estado de Rondônia”. 

 

HÉVERTON ALVES DE AGUIAR

Natural de Porto Velho, advogado, pós-graduado em Direito Penal, em 1994 foi aprovado em terceiro lugar tomando posse no Ministério Público do Estado de Rondônia. Com um trabalho que sempre se caracterizou pelo equilíbrio e eficiência foi empossado, em 2011, no cargo de Procurador-Geral da Justiça de Rondônia. Dando uma nova dinâmica ao órgão foi reeleito para um novo mandato. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao comércio está sendo agraciado com a “Grão-Cruz” da medalha da “Ordem do Mérito Comercial do Estado de Rondônia”.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Entrevista

Daniel Pereira pede a exoneração do superintendente do IBAMA-RO

Daniel Pereira pede a exoneração do superintendente do IBAMA-RO

Daniel Pereira pede a exoneração do superintendente do IBAMA-RO

Uma bela entrevista com Pepe Mujica - Por Tereza Cruvinel

Uma bela entrevista com Pepe Mujica - Por Tereza Cruvinel

Compartilhe no Google + Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Tereza Cruvinel / Colunista do 247, Tereza Cruvinel é uma das mais respeitadas

'Espero que o apelo do papa ecoe no Brasil', diz dom Murilo, sobre o 1° Dia Mundial dos Pobres

'Espero que o apelo do papa ecoe no Brasil', diz dom Murilo, sobre o 1° Dia Mundial dos Pobres

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); A Ação da Cidadania volta a realizar a campanha Natal sem Fome após 10 anos e segundo um estudo div

CF 2018: Especialista em segurança pública analisa a face da violência no Brasil

O professor da PUC Minas, onde coordena o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), Robson Sávio Reis Souza, é um dos colaboradores na redação do texto