Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

PRE recomenda que partidos e pré-candidatos não realizem propaganda durante a Copa


A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) recomendou que os partidos políticos e seus candidatos, bem como os poderes públicos, não utilizem o evento da Copa para fazer propaganda irregular. Segundo a PRE, não será permitida a distribuição de brindes - como tabelas de jogos e calendários de Copa - que façam alusão a alguma pré-candidatura ou que peçam votos. A recomendação foi expedida no início de junho deste ano.

A PRE ainda recomenda que os poderes públicos não realizem e nem permitam promoção pessoal de gestores ou de candidatos em eventos e festividades que realizarem.

Na recomendação, o órgão alerta que é proibida a realização de gastos de campanhas pertinentes à distribuição de qualquer bem ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor. A prática do ato proibido poderá configurar abuso de poder político e econômico, ou mesmo abuso na utilização dos meios de comunicação social.

A propaganda em geral é permitida a partir do dia seis de julho de 2014, antes dessa data, os candidatos que fizerem qualquer divulgação de caráter eleitoral podem responder por propaganda antecipada.

A recomendação foi adotada com o objetivo de acompanhar possível prática de ilícitos eleitorais durante a Copa do Mundo, que ocorre entre 12 de junho e 13 de julho, e assim promover igualdade de disputa durante o processo eleitoral.

Caso as medidas recomendadas não sejam acatadas, a PRE poderá adotar as medidas administrativas e ações judiciais cabíveis.

Procuradoria Regional Eleitoral

As Procuradorias Regionais Eleitorais (PREs) estão presentes em todos os estados do Brasil e são estruturas do Ministério Público Federal que, junto com a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), defendem a democracia e a normalidade das eleições nos Tribunais Eleitorais. Essas unidades do MPF constituem - com os promotores de Justiça dos MPs estaduais designados pelos PREs para atuar como promotores eleitorais - o Ministério Público Eleitoral.

Fonte: MPF (www.prro.mpf.mp.br)
 

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por