Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Nervoso, Confúcio parte para o ataque a Expedito Junior


Nervoso, Confúcio parte para o ataque a Expedito Junior - Gente de Opinião

A última sondagem eleitoral do Ibope ao Governo de Rondônia, divulgada há duas semanas, cuja pesquisa aponta a liderança do candidato da coligação Frente Muda Rondônia, Expedito Junior, continua provocando alteração no humor dos candidatos. No debate promovido pela TV Candelária (TV Record) na noite de sexta-feira (26), visivelmente alterado, o candidato Confúcio Moura partiu para o ataque direto a Expedito.

 



Focado, o tucano manteve a impassividade e ao repelir o destempero, lembrou que nunca respondeu a nenhum processo criminal ou improbidade administrativa e nem passou pelo constrangimento de ter a Polícia Federal à sua porta às 6h da manhã, numa referência a Operação Termópilas, que prendeu o afilhado do governador, Rômulo da Silva Lopes, no apartamento de Confúcio, acusado de envolvimento com a quadrilha que desviava recursos das Secretarias da Saúde (Sesau) e da Justiça e Cidadania (Sejus).
 



A resposta do candidato tucano veio depois de ter ignorado várias outras alfinetadas do candidato oficial. Expedito atribuiu o desequilíbrio aos números do Ibope e alertou os eleitores para “novos ataques que com certeza virão”. Ele disse, entretanto, que irá respondê-los, a cada estocada, “como uma nova proposta de melhores dias para a nossa população”.



 

Confira trechos do debate:

Relação com a bancada federal – Desmontados os palanques eleitorais, Expedito Junior disse que pretende se reunir com a bancada e ser o grande articulador, juntamente com os deputados e senadores, para cobrar do governo federal obras e programas. Dentre esses, citou o Luz para Todos. Segundo Expedito, sendo Rondônia hoje o maior produtor de energia da região Norte, é inadmissível que haja municípios ainda abastecidos pela Guascor (empresa de geração térmica a óleo diesel) e famílias sem a rede rural de abastecimento.

Saneamento – O candidato das mudanças atribuiu o atraso nas obras de saneamento de Porto Velho e de alguns municípios do interior à incompetência do governo atual e do anterior. “Com verba disponibilizada em caixa, esses dois governos não conseguiram sequer licitar as obras. É preciso ser muito ruim de serviço. Mas podem deixar comigo. Eu vou licitar e vou executar as obras, porque nós vamos impor o ritmo que as necessidades exigem e não vamos permitir que as licitações se arrastem até o limite do céu”, disse.

Perfil do governo – “No meu governo não haverá compadrio nem clube de amigos. Será um governo de perfil essencialmente técnico”, assegurou Expedito ao afirmar que muitas coisas não aconteceram devido a incapacidade gerencial. “O Hospital Regional de Cacoal era para estar fazendo 900 cirurgias por mês. Não faz, por falta de condições. Porque não tem autonomia, não é descentralizada”.

Saúde – Expedito quis saber do candidato Confúcio, o porquê de o serviço de regulação (serviço de agendamento de consultas médicas) não funcionar. O candidato tergiversou, mudou de assunto e não respondeu. Expedito citou então a pesquisa do Ibope, na qual 70% da população rondoniense considera que a saúde vai mal e se comprometeu em corrigir os desvãos.

Negócios – O candidato que vê sua postulação crescer cada dia mais em função de suas propostas de mudanças, criticou o governo pela falta de visão na indução de negócios e geração de empregos. Segundo Expedito, a Associação Comercial de Cacoal apresentou um projeto para instalação de um polo calçadista no município, que poderia ocupar até 10% dos moradores, mas o governo se recusou a investir R$ 40 milhões dos cerca de R$ 1 bilhão dos empréstimos que fez.

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por