Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Justiça concede direito de resposta a Confúcio



A Coligação Rondônia no Rumo Certo, que apoia Confúcio Moura à reeleição, terá pelo menos um minuto de direito de resposta, por dia, no programa eleitoral do candidato Expedito Junior. A decisão é da Justiça Eleitoral, que julgou falsas as acusações contra Confúcio, exibida no programa eleitoral do candidato Expedito Junior.

O programa de Expedito, veiculado em quatro dias consecutivos, acusou Confúcio de “ter sido condenado a três meses de prisão”, o que não é verdade, de acordo com os autos do Supremo Tribunal Federal (STF). Outra acusação, feita contra o candidato do PMDB e refutada pela Justiça, é de que Confúcio teria alugado um apartamento da mulher de um homem conhecido por Beto Baba, preso na “Operação Apocalipse”. Esta acusação também não procede, de acordo com a Justiça.

A terceira acusação, refutada pela Justiça, é a de “suspeita de superfaturamento nas obras do Espaço Alternativo construído em Porto Velho”.  A obra não foi embargada e nem foi superfaturada, como diz o programa do adversário, conforme relata o conselheiro Valdivino Crispim, do Tribunal de Contas de Rondônia. “Não há irregularidade alguma que possa comprometer o empreendimento até os dias atuais”, ressalta o conselheiro.

As acusações a Confúcio foram feitas pela primeira vez no programa do dia 15 de outubro de 2014, entre 19h e 20h.  A peça publicitária negativa contra o candidato do PMDB, foi utilizada reiteradas vezes e mostrava uma mão apontando os dedos em contagem de um a quatro, sendo que cada dedo correspondia a uma das acusações. Ao final, a mão se virava, borrada de preto, enquanto o locutor perguntava: “você acha que isso é ter mãos limpas”?

A Justiça Eleitoral considerou o pedido de direito de resposta de Confúcio procedente por entender que as acusações contra Confúcio são falsas, inverídicas e tiveram a pretensão de enganar o eleitorado em relação à reputação de Confúcio Moura e, certamente, desequilibrar o pleito eleitoral em favor do adversário.

Em relação ao Espaço Alternativo de Porto  Velho, trata-se de uma matéria também veiculada no site www.tudorondonia.com.br, postada no dia 14 de outubro, as 8h06. Texto plantado com o objetivo claro de subsidiar o horário eleitoral do candidato Expedito com inverdades. Ainda em relação às obras do Espaço Alternativo, de acordo com a Assessoria Jurídica, estão em franco desenvolvimento, sem nenhuma irregularidade sequer. 

As acusações foram veiculadas no dia 15 de outubro de 2014, no horário eleitoral, entre 19h e 20h, tendo sido reeditadas durante quatro programas.De acordo com a decisão do TRE-RO, por causa dessas veiculações, ao todo, Confúcio Moura terá 4 minutos de direito de resposta nos programas do candidato adversário.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por