Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Eleições 2014

Chapa puro sangue: Padre Ton e vereadora Fatinha disputam o governo de Rondônia pelo PT


O Partido dos Trabalhadores em Rondônia oficializou a candidatura do deputado federal Padre Ton ao governo do Estado, definindo como vice a vereadora Maria de Fátima Ferreira de Oliveira Rosilho, a Fatinha. A chapa puro sangue foi a alternativa encontrada pelo partido depois da conturbada fase de negociações que envolveu partidos da base aliada da presidenta Dilma Rousseff e enorme pressão do PMDB para que o PT indicasse o vice do governador, candidato à reeleição.

Vereadora bem avaliada em Porto Velho, Fátima Rosilho é professora e foi secretária da Educação do município. Na executiva estadual do PT, está no comando da Secretaria de Comunicação.

“Não foi uma decisão fácil manter uma chapa puro sangue porque sabemos que na disputa eleitoral é preciso somar esforços e recursos. Buscamos esse apoio, mas infelizmente não conseguimos convencer partidos da base aliada para se unir ao nosso projeto. O PT manteve sua coerência e compromisso feito há mais de um ano, ao anunciar candidatura própria, rejeitando a forte pressão de caciques do PMDB junto à direção nacional do PT para que abandonássemos esse projeto”, relembra Padre Ton, que às vésperas da convenção esteve pessoalmente com o presidente nacional do PT Rui Falcão para debelar intervenção em Rondônia. 

Primeiro nome anunciado por um partido no atual processo eleitoral para suceder Confúcio Moura – o anúncio foi durante encontro realizado em maio de 2013 -, Padre Ton, presidente estadual do PT, afirma que a estratégia de sair sozinho ocorreu para preservar os atuais três cargos de deputado estadual e manter dois nomes na Câmara dos Deputados, elegendo um terceiro.

Padre Ton explica ainda que as propostas que surgiram de coligações proporcionais com o PT, inclusive no prazo final de realização das convenções, em sua maioria envolvia partidos com poucos nomes proporcionais, mas com potencial de votação elevado, o que poderia levar o partido a servir de ‘escada’ para outras legendas.

“Para o PT é muito importante uma base sólida no Congresso Nacional para contribuir com o avanço dos programas e mudanças que um segundo governo da presidenta Dilma desejará fazer para o Brasil crescer com mais justiça social”, afirma Padre Ton.  

Para deputado estadual, o partido conta com os atuais três deputados que buscam reeleição, vários vereadores, vice-prefeitos e candidatos que concorreram à prefeitura nas eleições de 2012, além de muitas lideranças sociais e sindicais. É uma nominata forte, com possibilidade não só de manter as três cadeiras, mas ampliar mais uma. Todas as vagas disponíveis foram preenchidas.

Na disputa para a Câmara dos Deputados, o PT escalou um time competitivo, com o deputado federal Anselmo de Jesus, o ex-prefeito Roberto Sobrinho, ex-senadora Fátima Cleide, o vereador da Capital Sid Orleans, Cláudia do Posto, de Buritís e Itamar, da CUT além de outros dez nomes de fortes lideranças do partido de todo Estado.

FONTE: ASCOM / PT RONDÔNIA

Mais Sobre Eleições 2014

65 milhões de panettones foram produzidas para Natal 2014

A produção dos panettones da Visconti está a todo vapor desde setembro de 2014 e junto com as outras marcas da Pandurata, espera encerrar o ano com 65

TSE registra 290 milhões de acessos no período eleitoral

  Da Agência Brasil O número é 974% maior que o registrado no período não eleitoral, quando a média fica em torno de 27 milhões de acessos. De acordo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

No Jornal da Record: Dilma diz que 'mercado vai acalmar' e propõe diálogo

247 - Um dia depois da disputa pelo segundo turno, em sua primeira entrevista após a vitória, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

Confúcio mira na saúde anuncia Hospital do Câncer da Amazônia

  O anúncio feito na manhã desta segunda-feira (27) durante coletiva de imprensa pelo governador reeleito Confúcio Moura (PMDB) que foi aplaudido por