Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2012

Eleição deste ano não antecipa 2014, diz André Singer


As eleições municipais deste ano "não são reflexo, nem antecipação da eleição presidencial", declarou o cientista político André Singer, da USP, em palestra no 36º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).

Singer (que foi porta-voz do presidente Lula), declarou também que as eleições marcaram o surgimento de uma nova geração política - como Fernando Haddad, Aécio Neves e Eduardo Campos.

Ele acredita que a polarização entre PT e PSDB tende a se manter, mas acha que a expressiva, votação dada em São Paulo a Celso Russomano (PRB) "pode indicar insatisfação".

Singer fez sua palestra em uma mesma redonda cobre a "conjuntura política", com Renato Lessa, da UFF (Universidade Federal Fluminense).

Os dois preferiam chamar o julgamento do mensalão de ação penal 470, para evitar polêmica. "A análise da conjuntura é parte da conjuntura", disse Lessa, para quem existem conjunturas mais "fracas", processos inertes e automáticos, e outras mais "fortes", com eventos de maior impacto político.

"A ação penal 470 está impondo limites ao laissez-faire político", diz o professor da UFF; ou seja, nem tudo é permissível. Ele notou a gravidade que é a relação entre dinheiro e política, e criticou a noção de o "caixa 2" tende a ser visto como um delito menor.

Singer destacou que sua hipótese principal foi o realinhamento eleitoral na eleição de 2006: os setores de renda mais baixa votaram no lulismo e a classe média no PSDB. Para ele houve um fenômenos novos, a conjunção de conservação - especialmente na área econômica - e de mudança, com inclusão social em larga escala graças a programas como o bolsa-família, o aumento real do salário mínimo e aumento do crédito para setores de baixa renda.
"A mudança é lenta, dado o patamar de desiguldade; mas hoje já há dez países mais desiguais do que o Brasil", diz o cientista político da USP.

Fonte: Gazeta do Povo

 

Mais Sobre Eleições 2012

Confúcio madruga na porta de empresas de Jaru e pede voto

O candidato à reeleição a governador médico Confúcio Moura, da coligação “Rondônia no Caminho Certo”, acordou ainda mais cedo na quinta-feira (2) para

Justiça cassa diploma do prefeito de Monte Negro

O Tribunal Regional Eleitoral, 25ª Zona Eleitoral da Comarca de Ariquemes, julgou parcialmente procedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral apre

Consumo de energia em janeiro aumenta 5,4% no geral mas cai 2% na indústria

Vladimir Platonow Agência Brasil   Rio de Janeiro – O consumo de energia elétrica no país subiu 5,4% em janeiro comparado com o mesmo mês de 2012. No

Termina prazo para justificar ausência nas últimas eleições

Karine Melo Agência Brasil Brasília – Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para os eleitores que não votaram no segundo turno das eleições municipa