Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Eleições 2012

Disque-Eleições 148 já recebeu mais de 580 denúncias


O Disque-Eleições 148, em pouco mais de 50 dias de funcionamento, já recebeu 583 denúncias vindas de todo o Estado. Somente no mês de agosto foram registrados 384 chamados.

A propaganda eleitoral irregular é a ocorrência com o maior número de denúncias (400), e, logo em seguida, possíveis práticas de crime eleitoral e de condutas vedadas receberam 89 denúncias cada.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia avalia que, até o final das eleições 2012, o número de denúncias ultrapassará as 1.185 recebidas em 2010. Tal previsão baseia-se no fato de que no ano de 2010, por se tratar de eleições gerais, o número de candidatos foi bem inferior ao de 2012.

Em 2010 foram recebidos 502 registros de candidatura, entre candidatos a governador, senador, deputado federal e estadual, contudo, em 2012, somente para o cargo de vereador são mais de 4.800 candidatos registrados nos 52 Municípios de Rondônia.

Além do telefone 148 é possível fazer denúncias e obter informações pelo e-mail http://www.tre-ro.jus.br/institucional/ouvidoria/formulario-de-contato-ouvidoria ou ainda através do Facebook do TRE http://www.facebook.com/Trerondonia.

É importante ressaltar que o usuário do serviço, ao apresentar uma denúncia, informe o mínimo de elementos ou indícios relacionados ao fato, de forma a possibilitar ou viabilizar as apurações necessárias. Em outras palavras, que saiba perfeitamente o nome do denunciado, o endereço completo do local aonde tenha ocorrido a irregularidade, se possível, indicar testemunhas ou outros elementos que possibilitem as averiguações dos fatos registrados.

O serviço 148 visa estimular e fazer com que cada cidadão rondoniense seja um fiscalizador do processo eleitoral de forma que se possa garantir a inviolabilidade das regras eleitorais, e preservar a lisura das Eleições.

Fonte: TRE-RO
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confúcio madruga na porta de empresas de Jaru e pede voto

O candidato à reeleição a governador médico Confúcio Moura, da coligação “Rondônia no Caminho Certo”, acordou ainda mais cedo na quinta-feira (2) para

Justiça cassa diploma do prefeito de Monte Negro

O Tribunal Regional Eleitoral, 25ª Zona Eleitoral da Comarca de Ariquemes, julgou parcialmente procedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral apre

Consumo de energia em janeiro aumenta 5,4% no geral mas cai 2% na indústria

Vladimir Platonow Agência Brasil   Rio de Janeiro – O consumo de energia elétrica no país subiu 5,4% em janeiro comparado com o mesmo mês de 2012. No

Termina prazo para justificar ausência nas últimas eleições

Karine Melo Agência Brasil Brasília – Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para os eleitores que não votaram no segundo turno das eleições municipa

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)