Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Eleições 2012

Ciro Gomes elogia Dilma e critica Lula


O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) afirmou na manhã deste domingo, em Fortaleza, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi "muito incorreto" com ele por causa do tratamento que deu à disputa eleitoral na capital cearense.

Quanto ao não envolvimento da presidente Dilma Rousseff na disputa travada entre o PT e o PSB em Fortaleza, Ciro fez elogios a ela por não ter ido ao Ceará fazer campanha nem ter gravado para o programa eleitoral do petista Elmano de Freitas, o adversário do socialista Roberto Claudio.

Ciro é coordenador político da campanha de Claudio e irmão de Cid Gomes, governador do Estado. Segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada ontem, a disputa em Fortaleza chegou ao dia da eleição com os dois candidatos empatados, com 50% dos votos válidos.

Ex-ministro do governo Lula, Ciro queixou-se do início das articulações entre PT e PSB na escolha de quem iria ocupar o lugar da atual prefeita, a petista Luizianne Lins. Os partidos eram aliados na administração.

Lula gravou para o programa de Elmano e teve sua imagem tão explorada quanto a do candidato petista. Nessa reta final, o ex-presidente foi a Fortaleza para um comício, no qual, para defender Luizianne dos ataques que sofrera no dia anterior pelo governador, criticou as elites do Ceará.  O ex-ministro disse que, antes das eleições, Lula chegou a atacar a prefeita do PT quando conversaram sobre a questão de Fortaleza. "Ele disse cobras e lagartos da Luizianne para mim, coisas que eu não direi aqui porque ele pode continuar confiando em mim. Mas ele disse para mim coisas que eu não diria dela, jamais, no pessoal. Aí vem aqui defender a Luizianne?", questionou.

Já sobre Dilma, disse que ela foi "corretíssima". "Não veio [a Fortaleza], não gravou, foi muito correta conosco, muito, muito, exemplarmente correta. Ao contrário do Lula. O Lula foi muito incorreto comigo, pessoalmente."
Ciro não foi acompanhar o voto do seu afilhado político, ao contrário dos principais apoiares dele. Ficou longe dos holofotes. Já havia agido assim no primeiro turno.

Ele votou às 11h20 (horário local) na Secretaria da Saúde, em Iracema, acompanhado de dois assessores. Vestia uma camisa polo amarela, a cor do PSB, com um adesivo da campanha no peito. Ciro disse acreditar na vitória de Roberto Claudio especialmente por causa dos debates finais nas televisões. 

Fonte: Gazeta do Povo com informações da FolhaPress
 

Mais Sobre Eleições 2012

Confúcio madruga na porta de empresas de Jaru e pede voto

O candidato à reeleição a governador médico Confúcio Moura, da coligação “Rondônia no Caminho Certo”, acordou ainda mais cedo na quinta-feira (2) para

Justiça cassa diploma do prefeito de Monte Negro

O Tribunal Regional Eleitoral, 25ª Zona Eleitoral da Comarca de Ariquemes, julgou parcialmente procedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral apre

Consumo de energia em janeiro aumenta 5,4% no geral mas cai 2% na indústria

Vladimir Platonow Agência Brasil   Rio de Janeiro – O consumo de energia elétrica no país subiu 5,4% em janeiro comparado com o mesmo mês de 2012. No

Termina prazo para justificar ausência nas últimas eleições

Karine Melo Agência Brasil Brasília – Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para os eleitores que não votaram no segundo turno das eleições municipa