Sexta-feira, 12 de julho de 2013 - 13h02
O último dia de apresentação das monografias do curso de especialização em Direito para a carreira da Magistratura foi finalizado com dois trabalhos apresentados ontem (11/07), no auditório do TJRO, às 16h. O primeiro TCC defendido foi um estudo sobre o "Parcelamento de Tributos Após Denúncia como Fato Suspensivo da Punibilidade sobre os Crimes Contra a Ordem Tributária", de Roberto Carvalho. O outro TCC abordou "A Síndrome da Alienação Parental como Violência Doméstica Psicológica contra a Criança e o Adolescente", defendido pela bacharela Camila Amorim. Ambos trabalhos tiveram a orientação do juiz Arlen José.
Para Roberto Carvalho, o trabalho que ele expôs envolve Direito Tributário e Direito Penal. "O Direito Tributário tem uma característica Penal. Se você não paga o tributo em atraso, você tem uma multa", justificou.
Para a integrante da banca, professora convidada da Emeron, Maria do Socorro Barbosa Pereira, o assunto abordado é notável. "Principalmente pela questão da penalidade. Achei interessante a crítica contra o parcelamento que ficou entendido na conclusão do trabalho".
O juiz Edenir Albuquerque Rosa, participante da banca de avaliação, apontou três modalidades de lançamentos: declaração, homologação e ofício, os quais, segundo ele, rendem boas discussões. "Você menciona que mesmo no lançamento de declarações e homologação, se o contribuinte retificar um lançamento equivocado, ou um lançamento que pudesse ter algum vício censurado, ainda seria um lançamento por homologação ou declaração, e não por ofício", comentou.
Já o segundo trabalho, defendido por Camila Amorim, o objetivo do estudo foi esclarecer as formas de violência doméstica, e familiar contra a criança e adolescente e como ocorrem as falsas denuncias, decorrentes da alienação parental.
Para a bacharela, a violência contra crianças e adolescentes é interpessoal, "um abuso disciplinar ou coercitivo dos pais ou responsáveis", que viola direitos essenciais do ser humano e a síndrome de alienação parental é uma forma de violência psicológica contra a criança. "Trata-se de uma campanha para desmoralizar o genitor. Apesar de o objetivo ser atingir o outro pai ou a mãe, o mais afetado é a criança", explicou.
Fonte: TJRO
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro
O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade
A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026
Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1
A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta sexta-feira (6), no portal do Conselho Gestor da Faculdade da Prefeitura, a lista dos candidatos pré-seleci
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)