Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Universidade Federal de Rondônia discute “Sessenta anos do golpe militar e a reação em Rondônia”


Zola Xavier - Jornalista e escritor - Gente de Opinião
Zola Xavier - Jornalista e escritor

O  curso de Extensão: Ensino de Língua, Variação Linguística e Cultura Afro Brasileira e Indígena, que tem o Prof. Dr. José Flávio da Paz na coordenação da ação extensiva, realizará, nesta quarta-feira ( 10), a partir às 14m30m, no auditório da UNIR Centro a aula/conferência  “Sessenta anos do golpe militar e a reação em Rondônia” e terá como expositor o jornalista e escritor Zola Xavier da Silveira.

A aula/conferência “Sessenta anos do golpe militar e a reação em Rondônia” é aberta para a participação do público em geral podendo inclusive se inscrever antecipadamente pelo endereço: http://formes.gle/ui5pdoh3e1SMpjhp9 , e o canal Youtube de transmissão é: http://youtu.be/xDZzG8NOyl4 . Haverá exposição e venda de livros no local.

O jornalista e escritor Zola Xavier Silveira, o expositor da conferência,  publicou recente o livro  “Uma frente popular no Oeste do Brasil - do incêndio na Catedral ao Palacete Rio Madeira e outras histórias do território federal de Rondônia”, onde faz um estudo sobre a história política de 1943, quando é criado o Território Federal do Guaporé (em 1956 passou a se chamar Rondônia) até o golpe civil-militar de 1964.

O interessante no livro do jornalista Zola Xavier é que ele pesquisou esse período com o foco na Frente Popular que aqui no Território do Guaporé (depois Rondônia) se formou para fazer oposição a oligarquia que tinha por líder o Coronel Aluízio Ferreira. Zola Xavier estuda o ambiente, as personagens e as circunstâncias que forjaram o nascimento da Frente Popular.

E são os personagens políticos da Frente Popular que serão os cassados, perseguidos e presos pelo golpe civil militar de 1964. Entre esses, o próprio pai do escritor Zola Xavier, o Velho Dió, que à época era militante do PCB.  Na época do golpe Zola estava entrando na adolescência e, segundo ele, lembra muita bem daquele momento.

Universidade Federal de Rondônia discute “Sessenta anos do golpe militar e a reação em Rondônia” - Gente de Opinião

Na aula/conferência o escritor vai trabalhar como foi a reação do Território Federal de Rondônia frente ao golpe civil militar de 1964. É uma parte da nossa terra pouco falada, pouca tocada, pouco comentada. Como era politicamente Rondônia em 1º de abril de 1964 e depois desse fatídico dia para a nação brasileira. Os participantes terão oportunidade de discutir com um pesquisador que acabou de se debruçar sobre o assunto para escrever o livro ““Uma frente popular no Oeste do Brasil - do incêndio na Catedral ao Palacete Rio Madeira e outras histórias do território federal de Rondônia”.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

IFRO abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026/1, com mais de 3.700 vagas gratuitas

IFRO abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026/1, com mais de 3.700 vagas gratuitas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu, nesta segunda-feira (10/11), as inscrições para o Processo Seletivo

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até quinta-feira, 13, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até quinta-feira, 13, em Porto Velho

Mais um cronograma de cursos profissionalizantes presenciais é lançado pelo governo de Rondônia para Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas

Grandes nomes da Psiquiatria confirmam presença na III Jornada de Psiquiatria de Rondônia — confira os nomes!

Grandes nomes da Psiquiatria confirmam presença na III Jornada de Psiquiatria de Rondônia — confira os nomes!

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia, filiado à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), realiza entre os dias 17 e 19 de novembro a III Jornada

Campus Calama discute o tema da água na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

Campus Calama discute o tema da água na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

De 11 a 14 de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realiza a programação lo

Gente de Opinião Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)