Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Universidade Federal de Rondônia discute “Sessenta anos do golpe militar e a reação em Rondônia”


Zola Xavier - Jornalista e escritor - Gente de Opinião
Zola Xavier - Jornalista e escritor

O  curso de Extensão: Ensino de Língua, Variação Linguística e Cultura Afro Brasileira e Indígena, que tem o Prof. Dr. José Flávio da Paz na coordenação da ação extensiva, realizará, nesta quarta-feira ( 10), a partir às 14m30m, no auditório da UNIR Centro a aula/conferência  “Sessenta anos do golpe militar e a reação em Rondônia” e terá como expositor o jornalista e escritor Zola Xavier da Silveira.

A aula/conferência “Sessenta anos do golpe militar e a reação em Rondônia” é aberta para a participação do público em geral podendo inclusive se inscrever antecipadamente pelo endereço: http://formes.gle/ui5pdoh3e1SMpjhp9 , e o canal Youtube de transmissão é: http://youtu.be/xDZzG8NOyl4 . Haverá exposição e venda de livros no local.

O jornalista e escritor Zola Xavier Silveira, o expositor da conferência,  publicou recente o livro  “Uma frente popular no Oeste do Brasil - do incêndio na Catedral ao Palacete Rio Madeira e outras histórias do território federal de Rondônia”, onde faz um estudo sobre a história política de 1943, quando é criado o Território Federal do Guaporé (em 1956 passou a se chamar Rondônia) até o golpe civil-militar de 1964.

O interessante no livro do jornalista Zola Xavier é que ele pesquisou esse período com o foco na Frente Popular que aqui no Território do Guaporé (depois Rondônia) se formou para fazer oposição a oligarquia que tinha por líder o Coronel Aluízio Ferreira. Zola Xavier estuda o ambiente, as personagens e as circunstâncias que forjaram o nascimento da Frente Popular.

E são os personagens políticos da Frente Popular que serão os cassados, perseguidos e presos pelo golpe civil militar de 1964. Entre esses, o próprio pai do escritor Zola Xavier, o Velho Dió, que à época era militante do PCB.  Na época do golpe Zola estava entrando na adolescência e, segundo ele, lembra muita bem daquele momento.

Universidade Federal de Rondônia discute “Sessenta anos do golpe militar e a reação em Rondônia” - Gente de Opinião

Na aula/conferência o escritor vai trabalhar como foi a reação do Território Federal de Rondônia frente ao golpe civil militar de 1964. É uma parte da nossa terra pouco falada, pouca tocada, pouco comentada. Como era politicamente Rondônia em 1º de abril de 1964 e depois desse fatídico dia para a nação brasileira. Os participantes terão oportunidade de discutir com um pesquisador que acabou de se debruçar sobre o assunto para escrever o livro ““Uma frente popular no Oeste do Brasil - do incêndio na Catedral ao Palacete Rio Madeira e outras histórias do território federal de Rondônia”.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Rondônia deu um show de criatividade, propósito e espírito empreendedor na 3ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa do Sebrae incentiva estudan

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)