Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC


UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC - Gente de Opinião

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado entre os dias 29 e 31 de outubro de 2025. A instituição alcançou notas 4 e 5 em todas as cinco dimensões e indicadores avaliados, resultado que reafirma a qualidade da gestão, do corpo docente, da infraestrutura e das políticas acadêmicas desenvolvidas pela Universidade.

A nota 5 inédita é o melhor resultado da história das avaliações da UNIR, e a reitora Marília Pimentel comemorou o resultado ressaltando o significado coletivo da conquista: “Hoje é um dia de imensa alegria. Nossa UNIR está no lugar em que deve e merece estar, entre as melhores universidades do país. A avaliação com Nota 5 é o resultado de todos os esforços somados. É uma conquista coletiva que nos enche de ainda mais orgulho”.

O desempenho da UNIR na avaliação reflete um conjunto de ações de gestão e de fortalecimento institucional, além do compromisso coletivo de toda a comunidade universitária para que a Universidade alcançasse esse resultado. Entre as principais ações de gestão, destacam-se as políticas de capacitação e formação continuada para o quadro de servidores — especialmente o incentivo à titulação e qualificação docente, que resultou em um quadro composto por cerca de 95% de mestres e doutores—, além da melhoria contínua dos processos administrativos e acadêmicos.

image.jpeg

Também foram destacados no relatório o planejamento e a avaliação institucional, pela transparência e uso dos resultados da autoavaliação para a gestão; o desenvolvimento institucional, com destaque para o compromisso com a diversidade, a inclusão e os direitos humanos; a infraestrutura moderna (física e tecnológica) e acessível; além da ampliação da internacionalização e a eficiência da comunicação institucional.

O procurador institucional da UNIR, professor Elder Gomes, também destacou o papel da gestão integrada e colaborativa na conquista do conceito máximo.“A universidade vem se reinventando, se reconstruindo e se ampliando. Esse resultado é fruto de um trabalho de equipe muito bem feito, em parceria com a professora Marília, com o professor Denny, que presidiu a comissão, e com todos os servidores que participaram do processo. Toda a equipe é primordial, e cada pessoa foi importante para que, pouco a pouco, a universidade chegasse a esse resultado”, afirmou.

O processo de recredenciamento demandou a apresentação detalhada de documentos e evidências que comprovassem a qualidade das ações já desenvolvidas pela Universidade. O empenho coletivo foi decisivo para reunir, organizar e apresentar essas informações de forma consistente aos avaliadores do MEC. O vice-reitor, professor Denny Mesquita, que coordenou todo o processo e liderou as equipes envolvidas, destacou o compromisso da UNIR em seguir avançando:“Ter chegado à Nota 5 é a comprovação de que somos capazes. Parabéns a todas e todos que fazem parte e ajudaram a construir esta história. Ainda há muito o que avançar, e vamos avançar.”

image.png

Resultado histórico - Com este resultado, a UNIR, que é a única universidade pública do estado, recebe um reconhecimento nacional do MEC pelo trabalho comprometido e colaborativo que tem guiado a instituição em suas missões de ensino, pesquisa, extensão e gestão pública de qualidade.

A universidade obteve a nota máxima 5 em 33 dos 46 itens avaliados que são pontuados, e nota 4 em outros 13. O relatório final da comissão avaliadora do MEC atribuiu à UNIR o conceito contínuo de 4,78, equivalente à nota máxima 5, reconhecendo a universidade como referência nacional em qualidade institucional.

“Sabemos que ainda temos muito no que avançar, e ter esta avaliação, que é reconhecimento de tudo o que temos feitos, todos nós que trabalhamos na UNIR e para a sociedade, é a comprovação que sim, temos plenas condições de encarar os desafios e, principalmente, superar cada um deles. O objetivo é sempre ter uma Universidade cada vez mais organizada, que entregue melhores serviços e atenção à sociedade, com humanidade e afetividade em tudo o que faz”, finalizou a reitora Marília Pimentel.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)