Quinta-feira, 15 de agosto de 2019 - 10h27
O Tribunal de Contas, por meio da Escola Superior de Contas e da Ouvidoria, realizou na última terça-feira (13), no auditório do Colégio Tiradentes, em Porto Velho, o lançamento da versão 2019 do Programa TCEndo Cidadania, composta por palestras e divulgação de informações sobre o TCE-RO e a fiscalização dos gastos públicos para a comunidade escolar e a sociedade em geral.
O ponto alto da cerimônia foi o anúncio, pelo Tribunal de Contas e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de uma parceria visando a utilização do aplicativo Opine aí – ferramenta lançada em 2018 pelo TCE rondoniense –, a fim de que estudantes, pais e demais integrantes da comunidade possam se manifestar a respeito da qualidade dos serviços prestados nas escolas públicas de todo o Estado de Rondônia.
A mesa de trabalhos contou com a presença do diretor-geral da Escola Superior de Contas do TCE-RO, professor Raimundo Oliveira Filho; do secretário de Educação, Suamy Lacerda; da coordenadora regional de Educação de Porto Velho, Paula Benarrosh; e do diretor do Colégio Tiradentes Rondônia, capitão PM Jeferson Pires.
IMPORTÂNCIA
Abrindo os trabalhos, o diretor geral da Escon, Raimundo Oliveira, falou da importância do Programa TCEndo Cidadania, que será efetivado neste segundo semestre em escolas públicas de todo o Estado. “É o Tribunal de Contas exercendo seu papel educativo-pedagógico e oferecendo esse programa que visa a conscientização sobre a importância do exercício da cidadania desde a mais tenra idade, para que alcancemos a desejada melhoria dos serviços públicos prestados para nossa população”, afirmou.
Entre as atividades que marcarão a retomada do TCEndo Cidadania, destacou a utilização de duas ferramentas tecnológicas lançadas pelo TCE-RO, o aplicativo Opine aí e o portal Tô no Controle, a fim de oportunizar manifestações da comunidade sobre a gestão escolar em Rondônia. “Queremos agradecer à Seduc por essa parceria, que certamente muito contribuirá para ampliar, ainda mais, a qualidade da gestão e, por consequência, dos serviços prestados em nossas escolas”, completou.
Já o secretário Suamy Lacerda citou o novo momento vivido na educação, ressaltando o apoio oferecido pelo TCE-RO. “A proposta do Tribunal de Contas nos interessou logo de início, pois acreditamos na possibilidade de melhoria, e da necessidade que temos de aprimorar a gestão de nossas escolas”, disse o secretário, conclamando todos os diretores de escolas a abraçarem o Programa TCEndo Cidadania e as ferramentas de TI que serão utilizadas.
A titular da CRE de Porto Velho, Paula Benarrosh, e o diretor do Colégio Tiradentes, capitão Pires, em suas falas, incentivaram os estudantes a se engajarem na ação de avaliação da gestão das escolas, por meio do aplicativo Opine aí, destacando a importância de que isso seja feito com responsabilidade e coerência, tendo como objetivo sempre o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade escolar.
Antes do encerramento, houve ainda a apresentação de vídeo institucional do TCE-RO, assim como uma breve explicação, feita por servidores da Ouvidoria do Tribunal de Contas, sobre o cronograma de trabalho do TCEndo Cidadania neste segundo semestre.
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual