Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

TCE capacita mais de 80 conselheiros do Fundeb


O seminário realizado pelo Tribunal de Contas (TCE), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), em Rolim de Moura, para conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi encerrado com a capacitação de 85 membros de 12 Conselhos Municipais.

Aberto na quarta-feira (23), o evento teve seu encerramento na tarde da última quinta-feira (24), com um total de 16 horas-aula. Para realizar o evento, o TCE contou com a parceria do Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Luzia do Oeste, da Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, cujo plenário sediou todo o evento, e da União das Câmaras e Vereadores do Estado de Rondônia (Ucaver).

No último dia da capacitação, uma das novidades foi a apresentação de um sistema que auxilia no trabalho realizado pelos conselheiros do Fundeb, relativamente à análise e apreciação dos balanços e demais peças contábeis disponibilizados pelas administrações municipais.

O método foi elaborado de forma voluntária pelo pedagogo João Gerson, conselheiro do Fundeb de Rolim de Moura, após colher orientações junto ao TCE. É composto por planilhas, nas quais são estratificadas e simplificadas informações constantes dos balanços enviados pelos municípios, elencando apenas as despesas e receitas inerentes à aplicação dos recursos do Fundeb.

“Quando se olha um balanço, se vê aquela enormidade de números, que só entende quem é do ramo. Então idealizei esse método para extrair dos balanços tudo o que diz respeito aos recursos do Fundeb”, contou o pedagogo, recomendando que a transferência dos números do balanço para o sistema seja feita mensalmente: “Assim fica mais fácil consolidar os números depois”.

EXERCÍCIOS

No último dia do evento, os conselheiros do Fundeb aproveitaram para fazer questionamentos e esclarecer dúvidas, com os instrutores Davi Dantas, conselheiro substituto do TCE, e Cláudio Uchôa, assessor da Escon. Participaram ainda de dinâmicas e exercícios práticos, antes de receberem certificados expedidos pelo TCE/Escon.

Para os participantes, devido a sua importância, a capacitação ministrada pelo Tribunal de Contas deveria ser feita pelo menos anualmente, a fim de renovar os conhecimentos. “Eu já participei de dois eventos e sempre aprendo algo de novo”, disse a conselheira do Fundeb de Primavera de Rondônia, Meire Rosa.

Já a presidente do Conselho do Fundeb de Alta Floresta, Luci Cardoso, mostrou-se tão animada que pretende multiplicar e compartilhar com os conselheiros municipais que não puderam estar em Rolim de Moura os ensinamentos e orientações repassados pelo TCE. “São informações muito úteis, que nos auxiliam na fiscalização dos recursos que vêm para o fundo”, declarou.

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam