Sábado, 26 de outubro de 2013 - 06h09
O seminário realizado pelo Tribunal de Contas (TCE), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), em Rolim de Moura, para conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi encerrado com a capacitação de 85 membros de 12 Conselhos Municipais.
Aberto na quarta-feira (23), o evento teve seu encerramento na tarde da última quinta-feira (24), com um total de 16 horas-aula. Para realizar o evento, o TCE contou com a parceria do Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Luzia do Oeste, da Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, cujo plenário sediou todo o evento, e da União das Câmaras e Vereadores do Estado de Rondônia (Ucaver).
No último dia da capacitação, uma das novidades foi a apresentação de um sistema que auxilia no trabalho realizado pelos conselheiros do Fundeb, relativamente à análise e apreciação dos balanços e demais peças contábeis disponibilizados pelas administrações municipais.
O método foi elaborado de forma voluntária pelo pedagogo João Gerson, conselheiro do Fundeb de Rolim de Moura, após colher orientações junto ao TCE. É composto por planilhas, nas quais são estratificadas e simplificadas informações constantes dos balanços enviados pelos municípios, elencando apenas as despesas e receitas inerentes à aplicação dos recursos do Fundeb.
“Quando se olha um balanço, se vê aquela enormidade de números, que só entende quem é do ramo. Então idealizei esse método para extrair dos balanços tudo o que diz respeito aos recursos do Fundeb”, contou o pedagogo, recomendando que a transferência dos números do balanço para o sistema seja feita mensalmente: “Assim fica mais fácil consolidar os números depois”.
EXERCÍCIOS
No último dia do evento, os conselheiros do Fundeb aproveitaram para fazer questionamentos e esclarecer dúvidas, com os instrutores Davi Dantas, conselheiro substituto do TCE, e Cláudio Uchôa, assessor da Escon. Participaram ainda de dinâmicas e exercícios práticos, antes de receberem certificados expedidos pelo TCE/Escon.
Para os participantes, devido a sua importância, a capacitação ministrada pelo Tribunal de Contas deveria ser feita pelo menos anualmente, a fim de renovar os conhecimentos. “Eu já participei de dois eventos e sempre aprendo algo de novo”, disse a conselheira do Fundeb de Primavera de Rondônia, Meire Rosa.
Já a presidente do Conselho do Fundeb de Alta Floresta, Luci Cardoso, mostrou-se tão animada que pretende multiplicar e compartilhar com os conselheiros municipais que não puderam estar em Rolim de Moura os ensinamentos e orientações repassados pelo TCE. “São informações muito úteis, que nos auxiliam na fiscalização dos recursos que vêm para o fundo”, declarou.
Fonte: Ascom
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edital nº 18/2025 que estabelece a Chamada Escolar Munic

Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerusalém da Amazônia, localizada na zona rural de Porto Velho, na BR-364, Km 13 – sentido Cuiabá, foi destaq

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

A noite do último dia 09 de dezembro marcou um momento especial para o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA. A Colação de Grau da Turma X
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)