Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

TCE: 28 determinações para melhoria do ensino em RO


Após apreciar os resultados da auditoria operacional (Processo nº 1756/2013) realizada para avaliar a qualidade e a cobertura do ensino médio na rede pública estadual, o Pleno do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), reunido em sessão na última quinta-feira (12), aprovou voto por unanimidade, determinando 28 medidas a serem cumpridas pelo Estado, por meio da Governadoria, das Secretarias de Educação (Seduc), Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) e da Superintendência de Licitações (Supel).

Essa auditoria operacional compôs um esforço nacional deflagrado por 28 Tribunais de Contas estaduais e municipais, em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU), a Associação dos Membros dos TCs (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), visando identificar problemas que afetam o ensino médio oferecido pelo poder público no Brasil. O levantamento é considerado uma das maiores ações de controle do gasto público em curso no mundo.

Na decisão aprovada na última quinta-feira, o Pleno do TCE encampa a análise feita pela comissão constituída para a auditoria operacional, cujo trabalho traçou um diagnóstico aprofundado do quadro do ensino médio em Rondônia, com ênfase em quatro eixos: gestão, professores, infraestrutura e financiamento. Dentre os números apurados, evidenciou-se que o Estado atualmente conta com 170 escolas instaladas nos 52 municípios para oferecer ensino médio a 58 mil alunos, os quais são atendidos por pouco mais de 9,6 mil professores – estes atuando também no ensino fundamental.

Entre outros achados, a auditoria apontou baixa oferta de vagas para o ensino médio, com defasagem de aproximadamente 40%; morosidade no atendimento às escolas com bens e materiais e instalações físicas inadequadas; fragilidades na gestão escolar, em especial quanto ao projeto político pedagógico (PPP) e ao planejamento anual; número insuficiente de professores, com agravante de que 31% do quantitativo total está próximo da aposentadoria, além da ausência de uma política focada na capacitação continuada desses docentes.

DETERMINAÇÕES

Buscando soluções para os problemas e fragilidades identificados na auditoria operacional, o TCE fez uma série de determinações preventivas e corretivas à administração estadual, entre as quais, a realização de estudos visando priorizar, em curto prazo, o atendimento ao ensino médio; criação de setor específico para o monitoramento e avaliação dos programas e ações do setor educacional; criação de mecanismo visando à conscientização sobre importância do PPP e do planejamento anual.

O Pleno determinou ainda a realização de estudos para, dentro das possibilidades orçamentário-financeiras, contratar mais professores; observar o disposto em lei no tocante ao cumprimento do Piso Salarial Nacional para os profissionais do magistério, incidente sobre seu vencimento e não apenas sobre a remuneração, além de oferecer capacitação aos servidores e dotar as escolas de melhor infraestrutura.

A decisão, cujo documento-base tem 78 páginas, e o relatório completo da auditoria operacional também serão encaminhados ao Comitê Nacional, composto pelo TCU, Atricon e IRB, com vistas à apresentação em fevereiro de 2014, em Brasília, do sumário executivo, que traz uma compilação de todos os dados dos estados referentes à situação do ensino médio no Brasil.

Fonte: TCE

 

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edital nº 18/2025 que estabelece a Chamada Escolar Munic

Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10

Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerusalém da Amazônia, localizada na zona rural de Porto Velho, na BR-364, Km 13 – sentido Cuiabá, foi destaq

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM 2026; Colégio Tiradentes da Polícia Militar será a nova sede

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM 2026; Colégio Tiradentes da Polícia Militar será a nova sede

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Com o melhor conceito em Rondônia, Medicina da FIMCA forma 90 novos médicos em cerimônia no Teatro Palácio das Artes

Com o melhor conceito em Rondônia, Medicina da FIMCA forma 90 novos médicos em cerimônia no Teatro Palácio das Artes

A noite do último dia 09 de dezembro marcou um momento especial para o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA. A Colação de Grau da Turma X

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)