Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

SESI-RO conta com simuladores voltados para o ensino de ciências e de tecnologia


SESI-RO conta com simuladores voltados para o ensino de ciências e de tecnologia - Gente de Opinião

Alunos e professores do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos da Rede SESI serão beneficiados com os novos simuladores voltados para o ensino de ciências e de tecnologia. Em Rondônia, a unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena será a primeira a receber a ferramenta.

Os simuladores são aplicativos que os alunos acessarão para reproduzir efeitos físicos, químicos, biológicos e simulações de todas essas práticas, nos estudos da geografia, dos relevos, os contos da história, de alguma passagem, ele vai ser ilustrativo e animado e também interativo para uso nos computadores e também celulares. 

De acordo com o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a Superintendência de Educação Básica do Departamento Nacional firmou contrato com a Empresa Exxer Tecnologia para aquisição dos simuladores.

“A compreensão de ciências e de tecnologia é fundamental na formação de um jovem para a vida na sociedade moderna. Uma pessoa letrada cientificamente está preparada para participar de discussões fundamentadas sobre estes e outros temas, uma vez que possui competências relacionadas a explicar fenômenos, avaliar e planejar investigações e interpretar dados e evidências”, explicou Coelho.

Cada “Solução” é composta por quatro simuladores sendo que cada um aborda temáticas como Energias Renováveis, Eletrônica Básica, Mecânica Básica e Sistemas Industriais Computadorizados. Desta forma, cada unidade escolar/polo de EJA receberá um conjunto de duas “Soluções”.

Ainda conforme Coelho, “o objetivo dessa aquisição é preparar os nossos jovens e os nossos adultos para o mundo do trabalho, possibilitando que possam vivenciar situações com a realização de experimentos e permitindo que visualizem sistemas e subsistemas em ação, sem usar equipamentos da vida real, pois estão realizando essas atividades em um ambiente seguro, uma vez que estão em sala de aula”, afirmou.

Para a especialista em Educação Marcela Xavier, da Coordenação de Educação CEBEP, esses simuladores, vão permitir que muitos dos exemplos, cálculos, desafios, situações, problemas que o professor leva para a sala de aula referente àquela disciplina, àquela matéria, os estudantes poderão simular isso virtualmente. Então, esse processo vai ser muito colaborativo para que os professores e discentes juntem o visual, o auditivo, para transmitir mais conhecimento.

Marcela ressaltou que a escola de Vilhena, que vai se tornar a primeira de referência da Rede SESI de Rondônia. “Mas os simuladores também farão parte das demais unidades de educação básica. São recursos tecnológicos disponíveis para ajudar a melhor compreensão e rendimento dos alunos quanto ao estudo das ciências, em relação à química, física, biologia e as demais disciplinas que eles estudam”, pontuou.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vitória Cursos aposta em métodos diferenciados e reforça preparação para a reta final do ENEM com dicas práticas de redação

Vitória Cursos aposta em métodos diferenciados e reforça preparação para a reta final do ENEM com dicas práticas de redação

Com foco no desempenho e na confiança dos candidatos, o Vitória Vestibulares e Concursos (Vitória Cursos) intensifica sua preparação para a reta fin

Experience Day 2025 : FIMCA e Faculdade Metropolitana recebem alunos do ensino médio com sorteio de tablets e fones de ouvido

Experience Day 2025 : FIMCA e Faculdade Metropolitana recebem alunos do ensino médio com sorteio de tablets e fones de ouvido

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizaram o Experience Day

Enem 2025: controle emocional é o maior desafio para estudantes na reta final

Enem 2025: controle emocional é o maior desafio para estudantes na reta final

Faltando menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)2025, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, estudantes de Rondônia

Governo de RO abre processo seletivo para cargos de direção escolar e chefia pedagógica

Governo de RO abre processo seletivo para cargos de direção escolar e chefia pedagógica

O governo de Rondônia publicou na sexta-feira (31), o Edital nº 7/2025, que abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado Interno da Secreta

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)