Porto Velho (RO) domingo, 26 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Educação

SENAI na minha Vida fez e faz toda diferença

De aluno a empresário de sucesso no segmento de pães congelados


SENAI na minha Vida fez e faz toda diferença - Gente de Opinião

Egresso que se tornou um dos instrutores do curso de panificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), Rogério Batista Siqueira de Amorim, mesmo depois de mais de dez anos de sua passagem pela instituição, não esquece da importância do SENAI em sua formação e vida profissional.

Tudo que aprendeu nos cursos e especializações da quais participou, Rogério coloca em prática diariamente na sua indústria chamada Pão da Terra Congelados, em atividade há seis anos, em Porto Velho. A empresa conta atualmente com 15 colaboradores diretos e indiretos atuando em setores como direção, administrativo, produção e os setores de qualidade, embalagem e de entrega.

Aluno Olímpico

Rogério, ganhou destaque como o melhor da sua turma, sendo selecionado para a Olimpíada do Conhecimento e WorldSkills América, ambos em 2010. Sua história como aluno e instrutor do SENAI-RO, é coroada de prêmios e distinções. “Passei por todas as etapas destas competições, que selecionam os melhores de determinada ocupação, no meu caso, panificação e confeitaria. Como representante do SENAI Rondônia conquistei o Troféu de Excelência e o de Melhor Aluno Competidor.

“Também participei, como aluno, de competição reunindo os melhores profissionais de cada região do Brasil, representando a região Norte, conquistei lugar no pódio como o segundo melhor padeiro do país. Na categoria Profissional Competidor, mais uma vez representando a região Norte no segmento da panificação em pães artísticos, que são peças feitas de massas de pão, atingi a segunda colocação”, disse Rogério.

Atuação como instrutor do SENAI

Para Rogério, atuar como instrutor no SENAI-RO foi uma de suas melhores e mais gratificantes experiências. “Uma das características da instituição é sempre capacitar a equipe, colocando os instrutores para aprimorar seus conhecimentos, principalmente focados nas tecnologias e inovações. Nesse período repassei meus conhecimentos e também aprendi muito. Foi realmente uma experiência impar na minha vida profissional”.

Profissional Empreendedor

De acordo com Rogério, como profissional empreendedor e hoje empresário, reitera sua gratidão ao SENAI, onde adquiriu todo o conhecimento e experiência que possibilitou colocar no mercado uma indústria do segmento de pães e massas congeladas. “Como empresário do setor do qual gosto muito, a cada dia invisto em equipamentos e tecnologia, organizando ainda mais a empresa, capacitando nossos colaboradores. O que aprendi no SENAI é o que agrego à minha indústria e desta maneira vamos crescendo no mercado”, exultou.

Importância do SENAI em minha vida

“Na minha trajetória profissional, o SENAI tem presença fundamental”, afirmou o empresário. “Era apenas um padeiro a mais e depois de estudar no SENAI, me tornei o padeiro, o chefe em panificação, aprendi ali que em qualquer profissão quando buscamos conhecimento, capacitação, inovar e se aprimorar, você não será apenas mais um no mercado, você será o melhor profissional, aquele que faz a diferença. Foi isso que o SENAI me ensinou”.

Conselho para aluno do SENAI

“Para os jovens que estão estudando no SENAI, o que posso dizer é estão no caminho certo. Continuem acreditando no seu projeto e no curso, pois sem dúvida, será um grande profissional, porque está na melhor instituição de ensino profissional. E para os jovens ainda na busca de uma profissão, meu conselho é corra, porque o SENAI proporciona uma gama de oportunidades”, aconselhou Rogério. 

O que o levou a procurar o SENAI

Ele destacou o papel fundamental de sua mãe sempre o incentivou a estudar, fazer cursos, buscar conhecimento. “Desde os 14 anos trabalho em padaria, e aos 17 anos, o proprietário pagou um curso para eu fazer no SENAI e não desperdicei a oportunidade, que agarrei com unhas e dentes e nunca mais soltei. De lá para cá me sinto cada vez mais apaixonado pela área da panificação. Foi no SENAI onde aprendi a fazer pão de verdade, o que é a área de alimentos e o que é empreender”, pontuou.

Expectativa para o futuro

Como empresário de panificação, segundo Rogério, seus planos incluem a ampliação da sua indústria e desta maneira contribuir ainda mais para o setor. “Inclusive, atuo como diretor do Sindipan-RO, com o objetivo de colocar o segmento em evidência, e mostrando para os jovens que a panificação e confeitaria são oportunidades profissionais. E sempre faço questão de falar da minha história no SENAI”.

Ainda conforme, o empresário, desde jovem estes foram seus objetivos, porém, teve de galgar um a um os degraus para chegar nesta fase como empresário, “estudei, fui um ótimo aluno, depois fui instrutor, mas não apenas mais um, ensinei e ao mesmo tempo aprendi e hoje, como empresário, continuo com a mesma filosofia de fazer sempre o melhor, não ser somente mais um, mas trabalhar para fazer a diferença e deixar um legado para os futuros alunos e empreendedores”, finalizou.

SENAI na minha Vida fez e faz toda diferença - Gente de Opinião
SENAI na minha Vida fez e faz toda diferença - Gente de Opinião

Mais Sobre Educação

Prefeitura de Porto Velho viabiliza cursos de Mestrado e Doutorado para professores da rede municipal de ensino

Prefeitura de Porto Velho viabiliza cursos de Mestrado e Doutorado para professores da rede municipal de ensino

Na manhã desta sexta-feira (24), a Prefeitura de Porto Velho formalizou convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) para o Projeto Indissoc

Programa de Alimentação Escolar é ofertado a 45 mil alunos da rede municipal de Porto Velho

Programa de Alimentação Escolar é ofertado a 45 mil alunos da rede municipal de Porto Velho

Com o objetivo de garantir uma alimentação de qualidade e educação nutricional a todos os estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Porto Velho

Inscrições para concurso de redação para alunos de escolas públicas encerram dia 04 de julho

Inscrições para concurso de redação para alunos de escolas públicas encerram dia 04 de julho

A Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO\AC) lançou, em 18 d