Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Educação

Seminário Intermunicipal promove a educação inclusiva


Gestores das unidades escolares da rede municipal, professores que atuam nas salas de aula de recursos multifuncionais, equipe da divisão de Educação Especial, cursistas da pós-graduação em Atendimento Educacional e secretários de educação dos municípios participaram nesta sexta feira,25, do Seminário Intermunicipal ‘Promovendo a Educação Inclusiva’, realizado pela secretaria municipal de Educação por meio da Divisão de Educação no teatro Banzeiros que objetiva apresentar as experiências que façam valer o direito dos alunos especiais, buscar uma educação sem exclusões, discriminação e preconceito e realizar discussões sobre o atual cenários desses estudantes.

Participou da mesa de honra, as secretárias municipais de Educação, Maria de Fátima Ferreira de Oliveira; de Assistência Social, Benedita do Nascimento; chefe da divisão de Educação Especial, Conceição de Maria Azevedo; a Tutora Maria de Lurdes Souza Santiago e a representante das cursistas de educação especial, Cristiane Carvalho dos Santos.

A secretaria municipal de Educação Maria de Fátima Ferreira de Oliveira, representou o prefeito durante a abertura do evento. “Queremos refletir sobre a didática e mostrar as experiências de Porto velho e demais municípios como Machadinho do Oeste, Cacaulândia e Buritis, aqui representados. No início da Gestão do prefeito Roberto Sobrinho havia apenas dois alunos portadores de alguma necessidade matriculados, agora são quase quinhentos. Temos vinte salas multifuncionais e estamos buscando construir mais dezessete, que serão instaladas com a parceria do Governo Federal. O prefeito tem acompanhado este trabalho e percebo que está muito feliz com os resultados alcançados”, afirmou Maria de Fátima.

Conceição de Maria Azevedo, chefe da divisão de Educação Especial, explica que o trabalho de inclusão está inserido nas escolas municipais. “Quando são entregues os kits completos de trabalho também é feito pela prefeitura com apoio do Ministério de Educação a capacitação de quem vai trabalhar, esta que iniciou em 2007 agora virou uma especialização”, explica.

Quem foi ate o teatro Banzeiros pode observa logo na entrada um grande painel com muitas fotos de aulas ministradas na Escola Joaquim Vicente Rondon, além de quadros, artesanatos feitos com palitos de picolé e tapetinhos de tecidos amarrados, um exemplo de experiência que deu certo. A secretaria municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento disse que a Semas busca fortalecer a rede de apoio a deficientes com a qual trabalha. “Estamos em parceria com educação e trabalhamos diretamente com portadores de necessidades especiais. Pedimos a todas as entidades que procurem a secretaria de Assistência Social e façam parcerias na intenção de melhorar a qualidade de vida destes”, afirmou Benedita.

Durante o evento que aconteceu pela parte da manhã e tarde, ocorreu a apresentação de 19 trabalhos de conclusão do curso de pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado – AEE, que teve início há um ano, com os temas: Deficiência Intelectiva; Baixa Visão; Síndrome de Down: desafio para os educadores; A inclusão do aluno surdo na escola comum: um desafio para o atendimento educacional especializado; Desenvolvimento de uma aluna com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado; Deficiência Visual; Autismo; Atendimento para alunos com Déficit de aprendizagem como: Hiperatividade, deficiência intelectiva e física; Deficiência visual, e Atendimento para alunos com atraso neuropsicomotor.

Cristiane Carvalho dos Santos, cursista conta da satisfação de estar terminando a especialização. “Quero registrar a alegria de estar participando dessa formação. E dizer em nome de todos, pois acredito o que sentimento é o mesmo, que é muito bom fazer a diferença para aqueles que necessitam de cuidados maiores”, disse Cristina.

Fonte: Rebeca Barca

 

Mais Sobre Educação

Concluída a construção da nova escola de Jaci-Paraná

Concluída a construção da nova escola de Jaci-Paraná

A Santo Antônio Energia concluiu a construção da nova Escola Estadual Maria de Nazaré dos Santos,  que receberá por turno 300 alunos dos ensinos funda

Sistema OCB/SESCOOP – RO e Sicoob entregam apostilas do projeto Educação para o Futuro, em Jaru

Sistema OCB/SESCOOP – RO e Sicoob entregam apostilas do projeto Educação para o Futuro, em Jaru

Na manhã de quarta-feira (18), o presidente do Sistema, Salatiel Rodrigues, fez questão ir pessoalmente até a Cooperativa de Profissionais de Educação

IFRO - Campus Cacoal abre processo seletivo para contratação de professor substituto na área de Língua Portuguesa

IFRO - Campus Cacoal abre processo seletivo para contratação de professor substituto na área de Língua Portuguesa

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplifi

MPF quer saber o que Estado e prefeituras planejam para melhorar os índices da Educação em Rondônia

MPF quer saber o que Estado e prefeituras planejam para melhorar os índices da Educação em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação para saber quais os planos do Estado e das prefeituras para melhorar o desempenho de seus al