Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Semed promove seminário sobre educação inclusiva em Porto Velho


Semed promove seminário sobre educação inclusiva em Porto Velho - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta segunda e terça-feira, dias 29 e 30 deste mês, o seminário “Construindo Conceitos e Práticas na Educação Inclusiva”, voltado os servidores municipais que trabalham com estudantes autistas.

O seminário faz parte da política de formação e capacitação da Semed, que busca oferecer, aos alunos da rede pública municipal, um ensino adequado e de qualidade. No primeiro dia de evento, centenas de profissionais puderam conhecer mais dos estudos e legislação atuais sobre O Transtorno do Espectro Autista – TEA.

O secretário municipal de Educação, César Licório, diz que a capacitação aprimora o trabalho dos servidores ‘portariados’ que atuam com os alunos autistas. “Estudos e pesquisas afirmam que a intervenção educacional tem apresentado impactos positivos na aprendizagem, no desenvolvimento e na participação desses alunos”, explica o secretário.

Segundo ele, para que esses estudantes recebam a devida atenção, é necessário que as escolas se apropriem de fato e de direito de uma política educacional que proporcione formações adequadas aos profissionais da área como também, a apropriação de um projeto politico pedagógico que vise garantir um atendimento que respeite as particularidades de cada aluno, de modo que lhes traga um desenvolvimento positivo e um ensino de qualidade. “Estamos dando passos importantes para isso”, salientou.

O seminário é promovido através do Departamento de Políticas Educacionais (DPE) e da

Divisão de Formação (DIFOR) da Semed. A secretária adjunta da Semed, Gláucia Negreiros, lembrou que a política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a legislação educacional vigente no País, garantem à pessoa com autismo o direito à educação e a inclusão escolar.

Demanda

Glória Melo, diretora do DIFOR destaca que é considerável o número de alunos autistas nas escolas comuns. “Diante disto, percebe-se a necessidade de mais preparo dos profissionais da educação que devem ter formação adequada para receberem estes alunos”, relatou.

Programação

A Palestra Magna: "As Políticas de Inclusão da pessoa com deficiência, desafios e possibilidades no âmbito escolar contemporâneo", abriu os trabalhos com a participação do prof. Mestre José Flávio da Paz- UNIR-RO. Na sequência teve o Workshop: Autismo: características e inclusão escolar com o mesmo palestrante.

À tarde às 16:20, nesta segunda-feira, acontece o Workshop: Autismo: lcaracterísticas e inclusão escolar (Prof. Mestre José Flávio da Paz - UNIR-RO). Já na terça-feira, 30/10, a partir das 08h haverá o Circuito Pedagógico G1 Sala azul royal - Autismo: O Aluno com TEA e as

Práticas Educacionais para Inclusão - Ministrante: Esp. Sílvia Regina Thomaz (Diretora da AMA); G2 Sala azul petróleo - Postura do Educador na Inclusão do aluno Autista - Ministrante: Verônica Gonçalves Benito (Prof. Esp. AMA/RO); G3 Sala azul piscina - Avaliação e Práticas Adaptativas Curriculares - Ministrante: Professora Mestra - Marxlene Bezerra (Prof. Universitária e Coordenadora da Associação Movidos pelo Amor)

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam