Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Sem proposta do MEC, greve nas universidades já chega a 71%


O impasse ainda continua entre o Governo Federal e os professores de 43 universidades federais do País, em greve desde último dia 17 de maio por tempo indeterminado. Apesar das várias assembleias realizadas, o ministro da educação, Aluizio Mercadante, ainda não aceitou se reunir com a Sem proposta do MEC, greve nas universidades já chega a 71% - Gente de Opiniãocategoria para discutir um acordo.

Segundo informações do professor Silvério dos Santos Oliveira, do campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Cacoal, o governo desmarcou na segunda-feira (28) reunião agendada com a Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/SN) que seria realizada hoje. Após a decisão, os representantes da Unir realizaram mais uma assembleia extraordinária para discutir a pautas de reivindicações e o adiamento da reunião, em Brasília. “Essa atitude demonstra a falta de compromisso do governo”, disparou Silvério. De acordo com o professor, toda semana está sendo realizada uma assembleia com os filiados a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia (Adunir), em Porto Velho.

Silvério afirma que, mesmo com as aulas paralisadas em vários campis da universidade, as atividades administrativas estão sendo executadas juntamente com os trabalhos de pesquisas. “Não estamos buscando apenas reajuste nos salários, mas melhores condições de trabalho e infra-estrutura nas universidades”, afirma.

O docente relatou que em 2008 a universidade contava com seis mil alunos e a partir de 2009 o número praticamente dobrou para 11 mil. Entretanto, mesmo com uma demanda maior, a unir continua com a mesmo estrutura e quadro de professores e técnicos. “Não mudou absolutamente nada”, diz.

Os professores das universidades federais reivindicam do Ministério da Educação (MEC) um novo plano de carreira, salários que atendam as expectativas da comunidade docente e melhorias nas condições trabalho dentro das universidades de todo País. A greve dos professores já atinge 71% das universidades federais do País.

Fonte:  Adunir

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)