Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Seduc explica registro preços para aquisição de mobiliário


Flávio Cioffi, coordenador do Núcleo de Projetos da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), fez nesta quarta-feira (20), uma explanação sobre a suspensão de licitação solicitada pelo conselheiro Benedito Antônio Alves, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE), para aquisição de mobiliário em geral para equipar espaços administrativos das escolas rondonienses.

Cioffi disse que o registro de preços é uma forma real de coleta de preços por meio do sistema eletrônico – denominado Leme, através do arquivo Excel – que envia o formulário para as escolas e os gestores preenchem e devolvem com as necessidades do mobiliário, inclusive com os quantitativos e demais exigências dos produtos a serem adquiridos.

O TCE alega que a Seduc está fazendo exigências com os móveis quanto a característica exclusiva, porém Cioffi disse que tudo é questão de padronização e exemplificou o caso de uma carteira tem que ter determinada quantidade de “microns” para garantir a quantidade mínima da tinta. “A Seduc admite uma variação de até 10% no “micron s”e outras características como: peso, cor e quantidade também são levadas em contas”, afirmou o coordenador.

O registro de preços é uma excelente ferramenta para aquisição de material, pois não é obrigado ter o recurso e ser obrigado a comprar o material. A aquisição do material, através do registro de preços, pode ser feita no futuro – quando houver recursos.

Com a determinação do TCE, que apontou a questão do preço elevado, a Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel) está fazendo uma nova pesquisa.

Finalizando, Cioffi afirmou que uma justificativa técnica está sendo elaborada e que será encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, haja vista que no seu entendimento todo o processo está em acordo com as normas e nenhum prejuízo será causado aos cofres do Estado.

Gente de OpiniãoSábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES referente ao primeiro semestre de 2026, ofi

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES para o primeiro semestre de 2026, oficializ

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promove Processo Seletivo de Bolsista Colaborador Externo (Nutricionista) pa

IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca para matrícula

IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca para matrícula

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou, nessa segunda-feira (19), a 2ª chamada do Processo Seletivo Unific

Gente de Opinião Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)