Quarta-feira, 20 de agosto de 2014 - 20h03
Flávio Cioffi, coordenador do Núcleo de Projetos da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), fez nesta quarta-feira (20), uma explanação sobre a suspensão de licitação solicitada pelo conselheiro Benedito Antônio Alves, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE), para aquisição de mobiliário em geral para equipar espaços administrativos das escolas rondonienses.
Cioffi disse que o registro de preços é uma forma real de coleta de preços por meio do sistema eletrônico – denominado Leme, através do arquivo Excel – que envia o formulário para as escolas e os gestores preenchem e devolvem com as necessidades do mobiliário, inclusive com os quantitativos e demais exigências dos produtos a serem adquiridos.
O TCE alega que a Seduc está fazendo exigências com os móveis quanto a característica exclusiva, porém Cioffi disse que tudo é questão de padronização e exemplificou o caso de uma carteira tem que ter determinada quantidade de “microns” para garantir a quantidade mínima da tinta. “A Seduc admite uma variação de até 10% no “micron s”e outras características como: peso, cor e quantidade também são levadas em contas”, afirmou o coordenador.
O registro de preços é uma excelente ferramenta para aquisição de material, pois não é obrigado ter o recurso e ser obrigado a comprar o material. A aquisição do material, através do registro de preços, pode ser feita no futuro – quando houver recursos.
Com a determinação do TCE, que apontou a questão do preço elevado, a Superintendência Estadual de Compras e Licitações (Supel) está fazendo uma nova pesquisa.
Finalizando, Cioffi afirmou que uma justificativa técnica está sendo elaborada e que será encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, haja vista que no seu entendimento todo o processo está em acordo com as normas e nenhum prejuízo será causado aos cofres do Estado.
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)