Porto Velho (RO) sexta-feira, 16 de abril de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Sebrae em Rondônia reúne parceiros para intercâmbio de experiências em projetos inovadores em educação

O encontro on-line reuniu representantes do Sebrae Nacional, Sebrae Acre, Ministério Público do Trabalho (MPT/RO e AC) e do Sicoob/Saromcredi – MG


Sebrae em Rondônia reúne parceiros para intercâmbio de experiências em projetos inovadores em educação - Gente de Opinião

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia – Sebrae/RO, realizou um encontro on-line semana passada (29), com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências em projetos inovadores em educação, em especial a Educação Empreendedora.

Participaram do evento o superintendente do Sebrae/RO, Daniel Pereira, a equipe do Núcleo de Educação da Unidade de Atendimento e Relacionamento com o Cliente – UARC do Sebrae/RO, o gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae/Nacional, Gustavo Cezário, o diretor técnico do Sebrae/Acre, Lauro da Veiga Santos, e sua equipe de Educação Empreendedora, o representante do Sicoob/Saromcredi de São Roque de Minas – MG, Leonardo Ferreira Bernardes, além de secretários municipais de educação de Rondônia, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores e consultores que atuam no Sistema Sebrae.

Na oportunidade, todos puderam compartilhar experiências que realizam na área educacional dentro de suas instituições, o que foi bastante enriquecedor para todos os participantes do evento.

O Sebrae em Rondônia compartilhou a ação que está realizando em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT/RO e AC), com o projeto Jepp/MPT, que leva para os estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino conteúdos de Educação empreendedora, por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e de combate ao Trabalho Infantil, do programa MPT na Escola, do MPT/RO e AC. Esse projeto teve início em 2020 e se estenderá nesse ano de 2021.

Outra ação apresentada por Rondônia foi o Projeto Educação para o Futuro que, em parceria com o Instituto Sicoob, em 2019, possibilitou a impressão de material didático com conteúdos de reforço escolar de Língua Portuguesa e Matemática voltados para a prova do Ideba (Saeb), além de Empreendedorismo, Educação Financeira e Educação Cooperativista para 25.000 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental dos 52 municípios do estado.

“Essa troca de experiências, de conteúdo, de conhecimento na área da educação, especialmente a empreendedora, só vem fortalecer e trazer a possibilidade de ampliarmos o nosso campo de atuação, e dar oportunidades para que mais crianças, jovens, adolescentes e adultos tenham a possibilidade a enxergar e aproveitar as oportunidades que surgem ao longo da vida por meio do empreendedorismo. Podendo desenvolver suas habilidades para criar seu próprio futuro e ter sucesso para si e seus familiares. Isso representa justiça social por meio da educação; uma bandeira implementada com muita responsabilidade pelo Sebrae”, enfatiza Daniel Pereira, superintendente do Sebrae em Rondônia. 

O Sebrae Acre trouxe experiências que desenvolve no estado através do programa Educação Empreendedora com a aplicação de metodologias, aplicadas nos três níveis do ensino escolar: O Básico com o projeto, Terrário: Um Ecossistema empreendedor; o Fundamental, com o Protagonize e o Médio, com a metodologia, Circuito Empreendedor, que está dentro do programa Cidade Empreendedora.

“O Sebrae no Acre já tem várias ações em parceria com o Sebrae Rondônia, Sebrae Paraíba e outros Sebraes. Então é comum a gente ter essa boa prática de compartilhar boas experiências entre os estados, e isso fortalece a nossa atuação em Rede; o que chamamos de sistema Sebrae, ou seja, são os 27 Sebraes pensando no melhor, nas boas práticas para todo o sistema. Asssim, com essa troca de experiência, de conhecimento, de conteúdo e até de material que cada um cria, e vai compartilhando com o outro, isto nos ajuda muito: a gente ganha tempo, economiza recursos e aumenta a nossa capacidade de atuação em todo território nacional. E quem ganha com isso são os pequenos negócios”, explica Lauro da Veiga Santos, diretor técnico do Sebrae Acre.

Já Leonardo Bernardes, assessor de Educação e Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicoob/Saromcredi, compartilhou as experiências implementadas com educadores no desenvolvimento de dois produtos idealizados pela instituição: o SaromTech, Programa que nasceu através do Movimento Coopeducação, com a proposta de capacitar educadores para esta nova realidade, apresentando ferramentas e tendências na educação;  e o Saromflow, que é uma imersão intrapessoal para educadores.

Para ele, “educar é um ato de transformação, de criar possibilidades para o outro, e esse 5° princípio cooperativista - Educação, é trabalhado com verdadeiro afinco pelo SICOOB Saromcredi. E para nós, compartilhar e conhecer experiências educacionais que objetivem o desenvolvimento de pessoas e comunidades é fundamental para garantir que o cooperativismo se fortaleça e seus valores sejam percebidos”, concluiu.

O momento de partilha foi muito rico, elogiado por várias secretárias de educação, diretores de escolas e outros participantes, que destacaram a importância desse compartilhamento de experiências e da promoção da cultura empreendedora nas escolas como forma de preparar os estudantes para os desafios do trabalho e da vida.

Mais Sobre Educação

A educação profissional pode contribuir para a retomada do crescimento econômico

A educação profissional pode contribuir para a retomada do crescimento econômico

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) acredita que a educação profissional no Brasil é uma das principais apostas para a melhoria da

Sebrae em Rondônia inicia movimento para criação de redes de sustentabilidade no estado

Sebrae em Rondônia inicia movimento para criação de redes de sustentabilidade no estado

No mês de março foram mobilizados vários parceiros para discutir sobre a criação de uma Rede de Sustentabilidade no município de Vilhena. Estiveram

Sebrae e Sinepe debatem a retomada segura nos estabelecimentos de ensino

Sebrae e Sinepe debatem a retomada segura nos estabelecimentos de ensino

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Rondônia (Sinepe) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (sebrae)

Premiação reconhece boas práticas de professores da Educação Infantil durante a pandemia, aluna de Ariquemes é premiada

Premiação reconhece boas práticas de professores da Educação Infantil durante a pandemia, aluna de Ariquemes é premiada

Drielly Santos, do município de Ariquemes (RO), é uma entre as 100 diferentes histórias espalhadas Brasil afora e premiadas ontem, 31 de março, pela