Quinta-feira, 7 de junho de 2012 - 06h46
A Faculdade São Lucas abriu as inscrições aos interessados em concorrer às BOLSAS de Iniciação Científica para o período de agosto de 2012 a julho de 2013. O prazo vai de 1º de junho a 6 de julho deste ano, de acordo com a Resolução Normativa nº 017/2006 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com as decisões do Comitê Técnico-Científico da Faculdade São Lucas. As inscrições devem ser feitas das 14h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, na Secretaria de Pesquisa/FSL - Bloco Murici – 2º andar – Telefone (69) 3211-8006.
Para concorrer às bolsas do PIBIC, o docente orientador deve encaminhar, à Secretaria do PIBIC/FSL, a documentação impressa contendo a Carta de Aceite do Orientador, o Formulário de Cadastramento do PIBIC, o Cronograma de Execução, o projeto de pesquisa, o Plano de Trabalho Diferenciado para cada Candidato, o currículo lattes do candidato, o currículo lattes do orientador, o protocolo de entrega do projeto de pesquisa no Comitê de Ética, para pesquisas que envolvam seres humanos ou animais, o certificado de qualidade em biossegurança, cópias do CPF e RG do candidato e o histórico escolar atualizado do candidato. Os alunos indicados a concorrer às BOLSAS devem, obrigatoriamente, preencher todos os formulários disponibilizados no site www.saolucas.ed.br, link Pós-Graduação/Secretaria de Pesquisa, e entregá-los na Secretaria de Pesquisa até o dia 6 de julho deste ano. O docente orientador é o responsável pela elaboração do projeto, juntamente com o candidato.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem por objetivos despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico; e estimular pesquisadores a envolver estudantes de graduação no processo de investigação científica. A Iniciação Científica é um programa voltado para o aluno, destinada a complementar o ensino de graduação oferecendo aos alunos a oportunidade de descobrir como a ciência é produzida, como o conhecimento é adquirido, através da participação nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa.
A seleção final dos trabalhos será realizada pelo Comitê Externo e Comitê Institucional da FSL, mediante análise detalhada dos documentos apresentados, enquanto a aprovação final das bolsas concedidas pelo CNPq e bolsas institucionais deverá ser feita em reunião conjunta do Comitê Externo e Comitê Institucional com a presença do Coordenador Institucional. Na aprovação final prevalecerá a decisão do Comitê Externo, de acordo com o que determina a RN 017/2006.
Fonte: Chagas Pereira
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
O Brasil passou a reconhecer oficialmente a importância das olimpíadas científicas com a sanção da Lei nº 15.331, de 7 de janeiro de 2026, que insti

UNIR entra na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial (PS Especial) 2026, destinado ao preench

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semed), publicará nesta

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vem a público esclarecer os fatos relacionados às recentes manife
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)