Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Rondônia terá doutores em biodiversidade e biotecnologia


Foi iniciado em Rondônia o curso de doutorado em biodiversidade e biotecnologia, um dos principais programas da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), que tem a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) como um de seus financiadores. A aula inaugural foi realizada na manhã da última quarta-feira (14), no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Sete alunos de Rondônia estão entre os 102 selecionados para o curso de pós-graduação que funcionará de forma integrada com 26 instituições dos Estados da Amazônia Legal. Mais de 130 doutores compõem o quadro de docentes. Em Rondônia, 11 doutores fazem parte da equipe e representam as quatro instituições integrantes do programa: Unir, Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz), Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) e a Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais (Ipepatro).

Durante a aula inaugural, a reitora em exercício da Unir, Maria Cristina, caracterizou o momento como impar para a universidade. “É com enorme satisfação que iniciamos oficialmente um curso especifico em biologia. Para nós é muito importante o sucesso deste programa, pois toda universidade federal precisa ter seus próprios cursos de doutorado. Parabéns a equipe que trabalhou na realização deste projeto”, afirmou.

O doutorando Rodrigo Simões disse que recebeu a notícia de sua seleção com muita alegria por ter a oportunidade de integrar um programa que é de suma importância para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Segundo o coordenador estadual do programa, Leonardo Calderon, a concretização do doutorado levou mais de um ano de trabalho árduo. “A partir de hoje iniciamos uma nova fase, onde reforçamos a ideia de que é preciso agregar valor à biodiversidade e utilizar a biotecnologia para o desenvolvimento sustentável da região.” disse Calderon.

A programação da aula inaugural contou ainda com a presença do diretor da FioCruz, Rodrigo Stabeli, que ministrou palestra sobre “O Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal: A Rede Bionorte como Ferramenta Útil”.

Ainda estiveram presentes no evento, o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa na Unir, Valdir Vegini; a pesquisadora da Embrapa, Luciana Gato e o gerente de Ciência, Tecnologia& Inovação, da Seplan, Francisco Maciel.

Programa de pós-graduação

O Programa foi desenvolvido para atuação em diversos campos da Biodiversidade e Biotecnologia e visa aprofundar a formação científica, técnica e cultural do pós-graduando, permitindo uma contribuição original e criativa na área de pesquisa científica e o desenvolvimento de recursos humanos de alto nível.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31