Segunda-feira, 19 de março de 2012 - 13h43
Foi iniciado em Rondônia o curso de doutorado em biodiversidade e biotecnologia, um dos principais programas da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), que tem a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) como um de seus financiadores. A aula inaugural foi realizada na manhã da última quarta-feira (14), no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Sete alunos de Rondônia estão entre os 102 selecionados para o curso de pós-graduação que funcionará de forma integrada com 26 instituições dos Estados da Amazônia Legal. Mais de 130 doutores compõem o quadro de docentes. Em Rondônia, 11 doutores fazem parte da equipe e representam as quatro instituições integrantes do programa: Unir, Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz), Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) e a Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais (Ipepatro).
Durante a aula inaugural, a reitora em exercício da Unir, Maria Cristina, caracterizou o momento como impar para a universidade. “É com enorme satisfação que iniciamos oficialmente um curso especifico em biologia. Para nós é muito importante o sucesso deste programa, pois toda universidade federal precisa ter seus próprios cursos de doutorado. Parabéns a equipe que trabalhou na realização deste projeto”, afirmou.
O doutorando Rodrigo Simões disse que recebeu a notícia de sua seleção com muita alegria por ter a oportunidade de integrar um programa que é de suma importância para o desenvolvimento sustentável do Estado.
Segundo o coordenador estadual do programa, Leonardo Calderon, a concretização do doutorado levou mais de um ano de trabalho árduo. “A partir de hoje iniciamos uma nova fase, onde reforçamos a ideia de que é preciso agregar valor à biodiversidade e utilizar a biotecnologia para o desenvolvimento sustentável da região.” disse Calderon.
A programação da aula inaugural contou ainda com a presença do diretor da FioCruz, Rodrigo Stabeli, que ministrou palestra sobre “O Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal: A Rede Bionorte como Ferramenta Útil”.
Ainda estiveram presentes no evento, o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa na Unir, Valdir Vegini; a pesquisadora da Embrapa, Luciana Gato e o gerente de Ciência, Tecnologia& Inovação, da Seplan, Francisco Maciel.
Programa de pós-graduação
O Programa foi desenvolvido para atuação em diversos campos da Biodiversidade e Biotecnologia e visa aprofundar a formação científica, técnica e cultural do pós-graduando, permitindo uma contribuição original e criativa na área de pesquisa científica e o desenvolvimento de recursos humanos de alto nível.
Fonte: Decom
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia
De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025
O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)