Sexta-feira, 31 de janeiro de 2014 - 12h50
Brasília - Por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o governo do Estado de Rondônia pretende ampliar os programas de parcerias educacional, turística, cultural e de pesquisa com outros países. O intercâmbio é uma das alternativas para aproximar geograficamente culturas distintas, e com essa premissa, o secretário Emerson Castro deu prosseguimento a essa agenda. Na última quarta-feira (29), reuniu-se com a ministra conselheira e chefe da Seção Política do Governo do Canadá, Anna Karine Asselin.
Emerson Castro destacou as potencialidades de Rondônia, da diversidade cultural, dos avanços da educação no Estado e do desejo do governador Confúcio Moura em ampliar um leque de parcerias com governos que buscam benefícios mútuos para a população.
Anna Karine disse que a educação é uma área chave para essa aproximação e destacou o Canadá como um dos principais países parceiros com o Brasil no programa Ciência sem Fronteira. “hoje temos sete mil brasileiros estudando no Canadá e queremos ampliar esse número”, destacou a ministra conselheira do Governo do Canadá. Ela afirmou que a parceria com vários governos estaduais brasileiros estão acontecendo, e citou como exemplo os Estados de Pernambuco, Minas Gerais e Piauí.
Emerson Castro enfatizou que o governo do Estado visa fortalecer a educação não apenas focando para a realidade regional, mas também buscando inserir os alunos no contexto mundial. “Nós não podemos falar de um estado isolado, não apenas isolado na região Norte ou em um país na América do Sul, num mundo em que a internet nos aproxima, e que a velocidade da informação nos coloca em pé de igualdade com qualquer outro país. Para que isso se torne a realidade no dia a dia, nós precisamos lançar as sementes no alunado, nos jovens que vão ser os adultos que estarão tocando o futuro no Estado de Rondônia”, assevera.
A representante da Embaixada Canadense se mostrou bastante entusiasmada pelo fato de o Brasil ser o segundo destino para intercâmbios educacionais. “Nesse sentido já há uma cultura de receber o brasileiro, e queremos que o Estado de Rondônia seja inserido nesse processo de intercâmbio”, disse.
Participaram também da reunião Cristian Gour, segundo secretário para assunto políticos do Canadá e Luiz Miguel da Rocha, assessor para assuntos de educação da Embaixada Canadense no Brasil.
Fonte: Zózimo Macêdo
Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
III Jornada de Psiquiatria de Rondônia reúne especialistas e acadêmicos na FIMCA em novembro
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizam, nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2025, a III

Fies 2025 abre inscrições para mais de 58 mil vagas remanescentes
O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), abriu nesta quinta-feira, 23 de outubro, o período de inscrição para as vagas rem

Na última segunda-feira, 20 de outubro, o cirurgião-dentista Luiz Fernando Rodrigues Alves, egresso do curso de Odontologia do Centro Universitário

1º Simpósio Cidades da Floresta no Século XXI é nesta quarta no auditório do TRE
Promovido pelo Grupo de Estudos em Processos Socioambientais na Amazônia (GEPSA) o 1º Simpósio Cidades da Floresta no Século XXI: Governança, Tecnolo
Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)