Sexta-feira, 31 de janeiro de 2014 - 12h50
Brasília - Por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o governo do Estado de Rondônia pretende ampliar os programas de parcerias educacional, turística, cultural e de pesquisa com outros países. O intercâmbio é uma das alternativas para aproximar geograficamente culturas distintas, e com essa premissa, o secretário Emerson Castro deu prosseguimento a essa agenda. Na última quarta-feira (29), reuniu-se com a ministra conselheira e chefe da Seção Política do Governo do Canadá, Anna Karine Asselin.
Emerson Castro destacou as potencialidades de Rondônia, da diversidade cultural, dos avanços da educação no Estado e do desejo do governador Confúcio Moura em ampliar um leque de parcerias com governos que buscam benefícios mútuos para a população.
Anna Karine disse que a educação é uma área chave para essa aproximação e destacou o Canadá como um dos principais países parceiros com o Brasil no programa Ciência sem Fronteira. “hoje temos sete mil brasileiros estudando no Canadá e queremos ampliar esse número”, destacou a ministra conselheira do Governo do Canadá. Ela afirmou que a parceria com vários governos estaduais brasileiros estão acontecendo, e citou como exemplo os Estados de Pernambuco, Minas Gerais e Piauí.
Emerson Castro enfatizou que o governo do Estado visa fortalecer a educação não apenas focando para a realidade regional, mas também buscando inserir os alunos no contexto mundial. “Nós não podemos falar de um estado isolado, não apenas isolado na região Norte ou em um país na América do Sul, num mundo em que a internet nos aproxima, e que a velocidade da informação nos coloca em pé de igualdade com qualquer outro país. Para que isso se torne a realidade no dia a dia, nós precisamos lançar as sementes no alunado, nos jovens que vão ser os adultos que estarão tocando o futuro no Estado de Rondônia”, assevera.
A representante da Embaixada Canadense se mostrou bastante entusiasmada pelo fato de o Brasil ser o segundo destino para intercâmbios educacionais. “Nesse sentido já há uma cultura de receber o brasileiro, e queremos que o Estado de Rondônia seja inserido nesse processo de intercâmbio”, disse.
Participaram também da reunião Cristian Gour, segundo secretário para assunto políticos do Canadá e Luiz Miguel da Rocha, assessor para assuntos de educação da Embaixada Canadense no Brasil.
Fonte: Zózimo Macêdo
“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem
O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e
PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic
Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia
O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho
A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual