Porto Velho (RO) sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Relatório da Seduc aponta que mais de 80% dos participantes de audiência pública não concordam com as aulas presenciais


Relatório mostra opinião pública desfavorável ao retorno das aulas. - Gente de Opinião
Relatório mostra opinião pública desfavorável ao retorno das aulas.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou o relatório com os resultados da Audiência Pública Virtual, realizada no dia 27 de outubro, sobre o entendimento da população e órgãos envolvidos no enfrentamento ao coronavírus, de um possível retorno às aulas presenciais em segurança. Os dados apontam que 83,1% dos participantes não concordam com o retorno ainda em 2020.

O relatório é o resultado do trabalho técnico de levantamento de dados percentuais de todas as participações realizadas durante a Audiência Pública Virtual que, além dessa consulta pública, teve o objetivo de informar à comunidade escolar sobre as ações em andamento para o retorno às aulas presenciais.

Durante o evento foram ouvidas, além das pessoas que estavam participando do chat ao vivo, 8.516 pessoas (oito mil quinhentas e dezesseis) responderam a enquete via formulário eletrônico. Majoritariamente a resposta foi desfavorável à retomada das aulas presenciais ainda em 2020.

Segundo o secretário da Educação, Suamy Vivecananda, desde o início da suspensão das aulas presencias, resultado da pandemia da Covid-19, a Seduc vem conversando com diversos entes, a fim de traçar caminhos seguros para a rede estadual de ensino. “Na Audiência Pública debateu-se sobre o possível retorno às aulas presenciais, mais especificamente, a forma e quando deveria se dar esse retorno. Os subsídios apresentados serão levados em consideração para o planejamento e definição desse retorno. As manifestações e discussões contidas neste relatório, bem como a gravação em áudio e vídeo, ficam disponíveis na página oficial do Governo de Rondônia”, comenta.

DADOS DO RELATÓRIO

Dos 8.516 participantes, 7.078 (83,1%) não concordam com o retorno às aulas presenciais ainda em 2020, enquanto 1.438 (16,9%) mostram-se favoráveis ao retorno.

Foi possível obter o percentual da participação por segmento da sociedade e ainda saber quantos destes, em percentual, concorda ou não com o retorno presencial.

dos que estiveram presentes, 25,5% eram estudantes, destes, 65,3% discordam e 34,7% concordam; 35,6% profissionais da Educação, sendo que destes 91,2% discorda e 8,8% concorda; 36,1% dos participantes eram pais ou responsáveis, destes, 90,4% discorda e 9,6 concorda e por fim, os demais segmentos da sociedade que assistiram ao evento responderam respectivamente 87,1% discordando e 12,9% concordando com o retorno.

Durante a audiência, a participação por município se deu da seguinte forma: Seis dos 52 municípios representaram 70% dos participantes, sendo Porto Velho 31,2%; Ji-Paraná 14,2%; Ariquemes 9,5%; Pimenta Bueno 6,1%; Rolim de Moura 4,8%, Cacoal 2,9% e 31,3 os demais municípios.

Valmir Souto, coordenador de Processo e Planejamento para Retomada das Aulas, conta que dessa audiência participaram mais de quatro mil pessoas de forma simultânea e que mais de 20 mil entraram em algum momento e analisaram o conteúdo.

“Consolidamos neste relatório as manifestações tanto dos que falaram quanto via chat e enquete. É importante passarmos este resultado a todos. A secretaria vai levar em conta a expressão da população. Mais de 90% dos partícipes na Live, eram compostos por professores, pais e alunos. Essa manifestação das pessoas e entidades participantes da audiência pública subsidiará a decisão da Secretaria de Educação com relação a quando e como se dará essa retomada”, ressalta Valmir.

Mais Sobre Educação

Prefeitura Porto Velho inicia nesta segunda feira, 2ª fase da Chamada Escolar

Prefeitura Porto Velho inicia nesta segunda feira, 2ª fase da Chamada Escolar

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação vai realizar a 2ª fase da Chamada Escolar para os alunos cadastrados na 1ª fa

Matrículas na Rede Estadual de Educação serão realizadas entre os dias 20 e 29 de janeiro

Matrículas na Rede Estadual de Educação serão realizadas entre os dias 20 e 29 de janeiro

Os interessados em realizar matrículas na Rede Estadual de Educação deve se atentar aos prazos e procedimentos para formalizar a reserva e efetivar o

Aprovada a retomada do calendário acadêmico 2020.1 da UNIR para o primeiro semestre de 2021 e a continuidade do Ensino Remoto Emergencial

Aprovada a retomada do calendário acadêmico 2020.1 da UNIR para o primeiro semestre de 2021 e a continuidade do Ensino Remoto Emergencial

O Conselho Superior Acadêmico (CONSEA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em sessão presidida pela reitora da instituição, profess

Abertas as inscrições para processo seletivo a enfermeiros para o curso de Mestrado Profissional Fora de Sede

Abertas as inscrições para processo seletivo a enfermeiros para o curso de Mestrado Profissional Fora de Sede

A Coordenadora do Programa Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGPENF/UFSC), no uso de suas a