Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Reitores se levantam contra a PEC 55 e pedem outra solução


Gente de Opinião

Brasília 247 - A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes), entidade que representa os reitores das 63 universidades federais, enviou ao Senado um ofício em que afirma que a PEC 55 "representa séria ameaça aos direitos e serviços sociais" e "pode inviabilizar o Plano Nacional de Educação".

Confira abaixo a íntegra do documento:

A proposta do governo Temer, que impõe um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, foi aprovada em primeiro turno na noite desta terça-feira 29 pelos senadores. No ofício, a entidade, que manifesta "apreensão", aponta ainda que a proposta "não é a solução almejada pela sociedade brasileira para o enfrentamento da atual crise econômica" e pede uma solução alternativa.

Nesta terça, um grupo de manifestantes e integrantes de movimentos sociais protestava contra a PEC 55 em frente ao Congresso Nacional, e foi reprimido pela polícia, que agiu contra os manifestantes com spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo. Confira imagens do confronto:

VÍDEO 1

VÍDEO 2

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

‘Educação em Transformação’: Dr. Aparício Carvalho lança livro sobre as mudanças que moldam o futuro da educação da sociedade.

O Dr. Aparício Carvalho de Moraes é um nome de destaque no cenário educacional e político-social de Rondônia, com uma trajetória bem-sucedida em amb

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)