Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Rede municipal de ensino inicia aulas no dia 06 de fevereiro


A secretaria municipal de Educação (Semed) informou nesta quarta-feira,01, que os alunos das escolas municipais urbanas de Porto Velho voltarão às salas de aula no dia 06 de fevereiro. Nas escolas rurais, as aulas iniciam no dia 27 de fevereiro. De acordo com Adomice Rodrigues, da assessoria técnica da Semed, foram disponibilizadas 5200 vagas.

"A Chamada Escolar do município foi um sucesso uma vez que oferecemos mais de cinco mil vagas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino de jovens e adultos e agora estaremos fazendo a chamada escolar para aqueles que fizeram o cadastro reserva”, ressalta.

Cadastro reserva

Segundo Adomice, 820 crianças ficaram no cadastro reserva e a Semed irá atender a todos nos dias 7 a 9 de fevereiro, no teatro Banzeiros, das 8 às 17 horas. O Departamento de Educação e a equipe que está envolvida na Chamada Escolar estarão informando aos pais ou responsáveis o local onde foram disponibilizadas as vagas. “Nem todas as vagas foram preenchidas porque muitos pais não aceitam que não tem mais vaga na escola próxima da sua residência e preferem entrar no cadastro reserva. Então, dentro das determinações do prefeito Roberto Sobrinho e da secretária da Educação Maria de Fátima Ferreira, de não deixar nenhum aluno fora da escola, estamos fazendo o levantamento das localidades onde a demanda é maior e verificando espaços para alugar e formalizando convênios com instituições e comunitárias”, esclarece.

Reformas

Respondendo a preocupação de alguns pais quanto ao fato das escolas que estão em reforma não poderem iniciar suas aulas dentro do calendário da Educação, Adomice explica que os diretores de escolas têm autonomia para adequar o calendário e que o mais importante é que serão mantidos os dias letivos, um direito do aluno.

“Vamos começar dia seis no calendário, mas tem escolas que ainda estão em reforma. Temos três como a Darci Ribeiro, Nacional e Padre Chiquinho que estão em uma grande reforma, com recursos utilizados pela compensação das usinas. Vivemos em uma gestão democrática, cada diretor dessas escolas específicas, vai analisar e adaptar o calendário. E estas aulas serão lançadas ou para julho ou para um sábado letivo”, afirma.

Transporte

Para garantir que os estudantes da zona Rural tenham acesso à educação, a prefeitura de Porto Velho vem investindo cada vez mais no transporte escolar. São ônibus, voadeiras e até mesmo bicicletas, para alunos da rede municipal de ensino que estudam em localidades mais próximas das escolas.
“Quando começam as aulas os estudantes devem ter o transporte, porque são localidades muito distantes uma das outras. O ônibus vai até estas linhas e busca as crianças para estudarem. São cerca de 80 escolas na zona rural, mais não são todas que precisam do transporte escolar”, conta.

Fonte: Rebeca Barca

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Seja Pro+ é lançado em Rondônia com 400 vagas gratuitas para jovens que buscam retomar os estudos e se qualificar para o mercado

Seja Pro+ é lançado em Rondônia com 400 vagas gratuitas para jovens que buscam retomar os estudos e se qualificar para o mercado

Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Naci

UNIR abre inscrições para o PS 2026 com 2.935 vagas gratuitas em cursos presenciais e a distância

UNIR abre inscrições para o PS 2026 com 2.935 vagas gratuitas em cursos presenciais e a distância

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu na quarta-feira (19) as scrições para o Processo Seletivo 2026 (PS UNIR 2026). São ofertadas 2.935 vag

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Rondônia deu um show de criatividade, propósito e espírito empreendedor na 3ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa do Sebrae incentiva estudan

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)