Porto Velho (RO) domingo, 5 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Raniery diz que a qualificação e capacitação é fundamental para o crescimento de uma região


 O Instituto Fecomércio Rondônia apresentou ao governador Confúcio Moura proposta de oferta de cursos de especialização para professores de química, física, matemática e história e para servidores públicos que atuam no sistema penitenciário do estado.

Existente há pelo menos 12 anos, a entidade firmou parceria no ano passado, após estudar diversas possibilidades, com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que atua há quase 50 anos no Brasil, na graduação e especialização de profissionais em diversas áreas.

“A qualificação e capacitação é fundamental para o crescimento de uma região, do país, e sabemos da sua preocupação, governador, com a educação”, disse o presidente da Federação do Comércio de Rondônia Raniery Coelho, no início do encontro, realizado na manhã da última segunda-feira (24), no Palácio Rio Madeira.

O diretor-superintendente do Instituto Fecomércio Waldy Fernando Bastos Ferreira disse que a proposta encontrou boa acolhida na Secretaria da Educação (Seduc), Superintendência de Gestão de Pessoas (Segep) e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), informando ao governador que foram identificados quase 3 mil professores sem especialização.

“A especialização é muito importante, é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O servidor público precisa acompanhar as mudanças, se preparar mais”, disse Waldy Ferreira, explicando que foi feita uma ampla pesquisa de campo no estado junto ao serviço público, com o Instituto Fecomércio identificando a necessidade de especialização para professores.

Os cursos de pós-graduação (especialização e MBA) certificados pela UVA duram 18 meses, mas podem ser ofertados pela metade do tempo, trabalhando com módulos quinzenais. São totalmente presenciais.

O govenador Confúcio Moura disse que os entendimentos podem continuar entre as áreas do governo, sinalizando com a oferta de dois cursos e ressalvando que a programação orçamentária para este ano está comprometida.

“A formação para o sistema penitenciário é importante, a situação nacional é gravíssima, temos de ir desconfigurando o modelo existente. No caso dos professores, temos excesso de pedagogos, pedagogos de ‘guerra’, que acabam fazendo de tudo. Eles podem ter essa especialização nas áreas de matemática, química, física e história, necessárias em nossas escolas,” disse o governador.

A presidente do Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) Adir Josefa Oliveira disse que alunos e professores da escola Abaitará, em Pimenta Bueno, precisam de especialização. Ela propôs foco no empreendedorismo e cooperativismo para os estudantes e a especialização oferecida pelo Instituto Fecomércio aos professores.

Segundo Waldy, a partir de uma demanda do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil ) projeto pedagógico para formação em cooperativismo elaborado pelo Instituto Fecomercio foi aprovado pela UVA “e hoje é uma realidade.”

A UVA tem quatro campus na cidade e Sobral (CE) e as áreas de especialização em que atua são gestão, saúde, direito, educação e tecnologia da informação. São cerca de 54 temas diferentes de cursos. Ela atua em14 estados.

Segundo Waldy Ferreira, um dos diferenciais que levaram o Instituto Fecomércio a escolher a UVA foi a possibilidade de fazer customização dos cursos oferecidos, para atender a necessidade local. Os professores são da instituição ou da região em que serão instalados os cursos, e a estrutura do sistema S (Senai, Sesc e Senar) será utilizada para as aulas.

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam