Sexta-feira, 28 de julho de 2017 - 05h08
O Instituto Fecomércio Rondônia apresentou ao governador Confúcio Moura proposta de oferta de cursos de especialização para professores de química, física, matemática e história e para servidores públicos que atuam no sistema penitenciário do estado.
Existente há pelo menos 12 anos, a entidade firmou parceria no ano passado, após estudar diversas possibilidades, com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que atua há quase 50 anos no Brasil, na graduação e especialização de profissionais em diversas áreas.
“A qualificação e capacitação é fundamental para o crescimento de uma região, do país, e sabemos da sua preocupação, governador, com a educação”, disse o presidente da Federação do Comércio de Rondônia Raniery Coelho, no início do encontro, realizado na manhã da última segunda-feira (24), no Palácio Rio Madeira.
O diretor-superintendente do Instituto Fecomércio Waldy Fernando Bastos Ferreira disse que a proposta encontrou boa acolhida na Secretaria da Educação (Seduc), Superintendência de Gestão de Pessoas (Segep) e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), informando ao governador que foram identificados quase 3 mil professores sem especialização.
“A especialização é muito importante, é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O servidor público precisa acompanhar as mudanças, se preparar mais”, disse Waldy Ferreira, explicando que foi feita uma ampla pesquisa de campo no estado junto ao serviço público, com o Instituto Fecomércio identificando a necessidade de especialização para professores.
Os cursos de pós-graduação (especialização e MBA) certificados pela UVA duram 18 meses, mas podem ser ofertados pela metade do tempo, trabalhando com módulos quinzenais. São totalmente presenciais.
O govenador Confúcio Moura disse que os entendimentos podem continuar entre as áreas do governo, sinalizando com a oferta de dois cursos e ressalvando que a programação orçamentária para este ano está comprometida.
“A formação para o sistema penitenciário é importante, a situação nacional é gravíssima, temos de ir desconfigurando o modelo existente. No caso dos professores, temos excesso de pedagogos, pedagogos de ‘guerra’, que acabam fazendo de tudo. Eles podem ter essa especialização nas áreas de matemática, química, física e história, necessárias em nossas escolas,” disse o governador.
A presidente do Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) Adir Josefa Oliveira disse que alunos e professores da escola Abaitará, em Pimenta Bueno, precisam de especialização. Ela propôs foco no empreendedorismo e cooperativismo para os estudantes e a especialização oferecida pelo Instituto Fecomércio aos professores.
Segundo Waldy, a partir de uma demanda do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil ) projeto pedagógico para formação em cooperativismo elaborado pelo Instituto Fecomercio foi aprovado pela UVA “e hoje é uma realidade.”
A UVA tem quatro campus na cidade e Sobral (CE) e as áreas de especialização em que atua são gestão, saúde, direito, educação e tecnologia da informação. São cerca de 54 temas diferentes de cursos. Ela atua em14 estados.
Segundo Waldy Ferreira, um dos diferenciais que levaram o Instituto Fecomércio a escolher a UVA foi a possibilidade de fazer customização dos cursos oferecidos, para atender a necessidade local. Os professores são da instituição ou da região em que serão instalados os cursos, e a estrutura do sistema S (Senai, Sesc e Senar) será utilizada para as aulas.
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)