Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Provas do Saero serão aplicadas a partir de 4ª em RO


 A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) realiza a partir desta quarta-feira (6), o exame do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (SAERO). Mais de 120 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio vão fazer as provas nos turnos da manhã, tarde e noite, de acordo com o calendário da escola. Estão envolvidos no processo de aplicação 35 coordenadores regionais, 53 coordenadores municipais e 53 coordenadores de aplicação e 4.450 aplicadores. Todos são professores da rede de ensino estadual. As provas serão aplicadas até sexta-feira.

As provas aplicadas são de Língua Portuguesa e Matemática para alunos matriculados no 2º, 5º, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de todas as escolas públicas estaduais. Os resultados obtidos pelos estudantes nas provas são agrupados em quatro Padrões de Desempenho: Abaixo do básico, Básico, Adequado e Avançado.

Os Padrões indicam os conhecimentos e as habilidades que os estudantes já desenvolveram e quais são os desafios que eles ainda enfrentam em sua busca para melhorar cada vez mais. Os resultados, após analisados pela equipe gestora e docentes, serão utilizados para orientar o processo de intervenção pedagógica em busca da melhoria da qualidade da educação.

Implantado em 2012 pelo governador Confúcio Moura, a avaliação é realizada uma vez por ano. A iniciativa visa fomentar mudanças em busca de uma educação de qualidade através de avaliação diagnóstica. A partir dos resultados obtidos, a meta da SEDUC é usar estes dados para implementar políticas que  venham  suprir as necessidades verificadas e melhore os índices da educação no Estado.
A avaliação estadual difere em dois pontos básicos das provas que são aplicadas nacionalmente para aferir desempenho das escolas: a quantidade de séries examinadas e a realização anual. O projeto prevê que os exames ocorram sempre no mês de novembro. 

A metodologia utilizada também é um diferencial, pois, ao diagnosticar as competências que não foram desenvolvidas pelos alunos, o SAERO vai permitir saber se é uma situação localizada – da criança, da sala, do município, do professor – ou geral. Para esse diagnóstico minucioso concorrem informações que são levantadas paralelamente à aplicação dos exames, como o diagnóstico socioeconômico e a aferição de assiduidade às aulas, dentre outros.

Fonte: Ascom/Seduc 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Terminam dia 28 de junho as inscrições no PSS 2026/2 (Processo Seletivo Simplificado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rond

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Após uma semana de atividades intensas e troca de experiências entre educadores, encerra nesta sexta-feira (26) a formação Jornada Despertar, realiz

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)