Domingo, 20 de janeiro de 2013 - 19h11
Estudantes da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho – Fundação João Pinheiro (EG-FJP) estão em Jaguarari, na Bahia, para desenvolver atividades com foco na gestão pública e cidadania. As ações promovidas pelos alunos despertou interesse da prefeitura, que incentivou a participação de seus funcionários nas oficinas.
Para José Roberto, secretário administrativo de Jaguarari, o Projeto Rondon representa um ganho para a prefeitura e para a cidade. “Isso vai nos ajudar a mostrar os objetivos do poder público junto à população”, conta. “O ganho de tudo isso é melhorar a visão do servidor público”, completa. Além disso, por meio das oficinas, José Roberto acredita que os funcionários entenderão sua importância no funcionalismo público.
O Brasil é um dos países que, por meio da Constituição Federal, mais oferece mecanismos de participação popular: plebiscito, o referendo, a criação de conselhos e a possibilidade de pleitear cargos nesses conselhos. Essa participação popular, no entanto, ainda não alcançou patamares tão altos. “Muitas vezes não funciona, porque as pessoas não sabem, não têm esse conhecimento”, comenta Felipe Drumond, aluno do 6º período da Fundação João Pinheiro. “Se você não mobiliza a população pra ter uma vida ativa, de cobrança e acompanhamento, o governo fica sozinho e pode fazer o que ele quiser”, completa estudante Cícero Nogueira, também do 6º período da instituição mineira.
Os alunos estão trabalhando com a população questões ligadas à cidadania. Já os gestores públicos participam de capacitaçãoes que envolvem, por exemplo, a divulgação dos gastos dos municípios. Para Cícero, isso transforma a relação da população com a prefeitura numa relação de simbiose e confiança.
Educação e Saúde
Além da EG-FLP, estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também estão na cidade. A maior parte do grupo é formada por estudantes da área de saúde, além de uma aluna do curso de Serviço Social. “As atividades estão mais voltadas para educação e saúde. São ações relacionadas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e doenças parasitárias”, explica Eloi Felix, do 5º período de Odontologia da UFPB.
Fonte: Mariana de Ávila / Foto: Neimar Sergio
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar do Processo Seletivo da educação
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semad), divulgou na noit

O ensino online continua sendo uma ferramenta estratégica na expansão da qualificação de mão de obra em Rondônia, no ano de 2026. Acaba de ser lança

Governo de RO divulga escolas da Rede Estadual que ofertam Educação de Jovens e Adultos
Já está disponível em diversas escolas da Rede Estadual de Ensino em todo o estado, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), garantindo a jovens, adult

Já estão abertas as inscrições para o Sisu 2026
Os candidatos e candidatas que realizaram as três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão, a partir desta segunda-feira (
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)