Quarta-feira, 18 de dezembro de 2013 - 08h25
No início de 2012, algumas escolas da rede estadual de ensino começaram a receber o Projeto Guaporé de Ensino Integral, implantado pelo Governo de Rondônia através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Os alunos têm atividades do currículo básico e de eixos temáticos, como acompanhamento pedagógico e do rendimento escolar, educação ambiental, esporte e lazer, arte e cultura. Atualmente, mais de 11 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio de 19 escolas participam do projeto em 13 municípios de Rondônia.
Uma das escolas que aderiu ao projeto foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bela Vista, localizado na Zona Sul de Porto Velho. São 1.160 alunos matriculados na escola e, destes, 677 estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental participam do ensino integral. “Os alunos da manhã entram 7h30 e saem 15h30 e os da tarde ficam das 9h30 às 17h15. Eles almoçam, lancham, se trocam aqui, além das atividades de cultura, lazer, esporte”, explica a diretora da unidade escolar, Vera Lúcia Cortez.
Vera conta que as crianças têm reforço nas disciplinas de português, ciências e matemática, além das aulas extracurriculares como caratê, taekwondo, violão, artes, canto e educação ambiental. “Eles gostam de ficar na escola. Muitos ficam aqui até o final do dia. Às vezes a gente tem que pedir para os meninos irem para casa”, brinca. Para o projeto, a escola dispõe de auditório, biblioteca, laboratório de informática e ciências, sala de leitura e sala temática de inglês.
A diretora da escola comenta que o objetivo do projeto é melhorar o comportamento dos alunos com vulnerabilidade social e desvios de conduta. “Deixando os alunos na escola num período integral, a gente toma conta e agrega o conhecimento à melhoria de comportamento. Eles estando fora da escola, tem o perigo de seguir para um caminho ruim, das drogas, dos crimes”, ressalta Vera, que garante a mudança positiva de muitos alunos que participam do projeto.
Laércio Barbosa, de 10 anos, faz parte deste quadro de transformação. O garoto estuda no 6º ano no período da manhã na Escola Bela Vista e de tarde pratica caratê. O aluno lembra que era muito bagunceiro e começou a mudar quando entrou no ensino integral. “Tirava muita nota ruim antes. O caratê educa e ensina a melhorar as notas. E se eu não tirar nota boa, minha faixa fica pendurada e eu não posso treinar”, conta. Para o próximo ano, a diretora contou que o Ensino Médio deve integrar ao projeto de educação em tempo integral na escola.
O PROJETO
O Projeto Guaporé está em 19 escolas em 13 municípios: Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Vilhena, Espigão do Oeste, Buritis, Nova Mamoré e Porto Velho, com cinco escolas oferecendo o projeto.
A Seduc investiu, desde a implantação do projeto nas escolas, em notebook para professores, lousas digitais interativas, projetor de multimídia interativo, ônibus, carros, complementação da alimentação escolar, mobílias e equipamentos para salas de aula e bibliotecas e reforma e ampliação de cinco escolas do ensino integral.
Fonte: Ascom Seduc
Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA
A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

O Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que seus próximos editais de seleção poderão ter mei
Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)