Sexta-feira, 24 de junho de 2016 - 14h11
O Projeto Arte e Cor, da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed), por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Dade), vai capacitar os professores da rede municipal para trabalhar com arte em sala. São quatro dias de curso, entre 27 e 30 de junho, das 8h às 12h, no Ateliê Traço e Cor. São disponibilizadas 50 vagas, sendo uma por escola. As inscrições podem ser realizadas na chegada ao local da iniciativa.
As aulas serão ministradas pela artista plástica Maria Miranda, que trabalhará a história da arte, as formas geométricas, dobraduras, origami e Tangram; técnicas de luz e sombra, bem como a arte bidimensional e demais técnicas que os professores vão utilizar em sala. De acordo com a chefe da Divisão de Cultura do Dade, Adriana Silva dos Santos, o projeto busca fomentar a linguagem das artes visuais no contexto escolar, uma perspectiva de educação integral do estudante.

“Nosso público são professores de séries iniciais que aplicam a antiga Educação Artística, mas houve muitas inovações. Então, serão tratadas as estratégias de como trabalhar a arte nas escolas. No nosso caso, do primeiro ao quinto ano é o mesmo professor que trabalha todas as disciplinas. Pedimos para que todas as escolas liberarem um professor para realizar este cursos. Se a escola não puder enviar o professor pode mandar o coordenador pedagógico para que possa ser um multiplicador para outros profissionais e colocar em prática com os alunos”, disse Adriana.
Na oficina, os professores poderão conhecer os aspectos específicos do ensino de arte e sua linguagem como instrumento mediador na construção da identidade cultural, também vão aprender a transmitir valores sociais étnicos e culturais, adequando as múltiplas expressões artísticas em favorecimento da identidade cultural.
O Ateliê Arte e Cor está localizado na avenida Calama, 1705, bairro São João Bosco.
Por: Rebeca Barca | Fotos: Medeiros / Divulgação
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A educação empreendedora e financeira passa a ganhar ainda mais espaço nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. A assinatura do Termo

O ensino online consolidou-se em Rondônia como uma estratégia de democratização da qualificação da mão de obra em todos os 52 municípios. Nesse sent

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado
Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)