Quinta-feira, 1 de setembro de 2011 - 12h58
A ética, o respeito e o amor são valores presentes no processo de construção do conhecimento dos jovens, mas não são trabalhados de forma mais efetiva pelos professores em sala de aula. Foi pensando em fortalecer estes princípios, que surgiu há oito anos o Projeto Aluno Monitor, que contempla por ano, duas instituições da rede pública de ensino. O Instituto Federal de Rondônia/Campus Porto Velho foi uma das escolhidas para receber o projeto em 2011.
O lançamento ocorreu na tarde da ultima terça-feira, 30, na área de convivência do Campus e contou com a presença de várias autoridades entre elas, o policial civil Wagner Marques, coordenador e idealizador do projeto, o Diretor da Policia Civil, Claudionor Muniz e do representante do reitor do Instituto Federal e diretor do Campus Guajará Mirim, Jorge Luiz dos Santos Cavalcante.
Marques revela que sua preocupação em oferecer aos jovens, atividades educativas, sociais e preventivas surgiu após um pedido de uma professora para ajudar um aluno agressivo. “A partir deste momento resolvi criar um projeto onde o dialogo e o afeto estivessem sempre presentes”.
Durante os três meses de duração do Projeto Aluno Monitor, os 34 alunos do Instituto Federal de Rondônia, contemplados para participarem do programa terão aulas no contraturno de seus cursos regulares. Ao todo, serão mais de 66 atividades entre oficinas e palestras ministradas por uma equipe multidisciplinar de profissionais voluntários.
As atividades abrangem as áreas de artes (dança e música), moda, comportamento, saúde, psicologia, esporte entre outras. Para a aluna do Curso Técnico em Edificações, Brenda Cristine, a adesão do Instituto Federal de Rondônia ao “Aluno Monitor” vai contribuir com sua formação. “Acredito que tudo que o IFRO promova ajudará no meu desenvolvimento profissional. Eu quero sair daqui uma cidadã melhor e bem sucedida”, afirma a jovem que já assumiu a responsabilidade de liderar o grupo na primeira semana de tarefas.
O Projeto Aluno Monitor está presente nas escolas de rede pública de ensino desde 2003.Nestes oito anos foram beneficiados mais de 400 jovens. O policial Wagner diz que o maior legado do projeto é a transformação que ele proporciona na vida dos alunos e suas famílias. “Meu maior prazer é quando um pai chega pra mim e diz: obrigado pela mudança que o senhor fez ao meu filho. Costumo dizer que este curso são 300 horas/aula de muito abraço e afeto”, concluiu.
Fonte: Ernani Baracho/IFRO
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional
Rondônia deu um show de criatividade, propósito e espírito empreendedor na 3ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa do Sebrae incentiva estudan

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia
De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)