Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Programa de Alimentação Escolar é ofertado a 45 mil alunos da rede municipal de Porto Velho

Cardápios são preparados por um grupo de nutricionistas de acordo com cada faixa etária


Programa de Alimentação Escolar é ofertado a 45 mil alunos da rede municipal de Porto Velho - Gente de Opinião

Com o objetivo de garantir uma alimentação de qualidade e educação nutricional a todos os estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Porto Velho segue os padrões previstos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os cardápios são preparados por um grupo de nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), conforme a faixa etária dos alunos e enviados para todas as escolas municipais. No total, são atendidos cerca de 45 mil alunos da creche ao ensino fundamental.

“Esses cardápios são diferenciados para o ensino fundamental, creche e pré-escolar, afinal, são faixas etárias diferentes. Além disso, cada escola tem a flexibilidade de fazer o cardápio de acordo com a aceitabilidade dos seus alunos. Em todos eles, nós calculamos a parte nutricional exigida pelo PNAE, mas também respeitamos a questão da aceitabilidade de cada aluno quanto ao alimento que é fornecido na merenda escolar”, explica a nutricionista Fernanda Miranda.

 

QUALIDADE

Na prática, a alimentação dos alunos é a mais natural possível, composta por frutas, verduras, carnes, iogurtes, sucos naturais e hortaliças, entre outros itens necessários para o bom desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Produtos achocolatados, ultraprocessados e bebidas lácteas estão fora dos cardápios nas escolas da rede municipal de Porto Velho.

“A gente se preocupa com o teor do cardápio diferenciado e qualitativamente estudado, para que os alunos possam progredir no aprendizado. A alimentação melhora a parte cognitiva da criança, além de ser para muitas delas a principal refeição do dia”, comenta a nutricionista.

 

AGRICULTURA FAMILIAR

Pelo menos 30% dos produtos servidos na merenda escolar devem ser adquiridos da agricultura familiar. A regra é estabelecida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que repassa parte dos recursos e busca incentivar e valorizar os produtores, além de proporcionar uma alimentação com maior valor nutricional às crianças.

Em 2021, 58% do recurso federal (PNAE) destinado para a merenda escolar no município de Porto Velho foi investido na aquisição de produtos da agricultura familiar.

Atualmente, são investidos cerca de R$ 1,3 milhão ao mês na aquisição de produtos para a merenda dos alunos, sendo que parte desse valor tem a contrapartida do município.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 po

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINTEROA categoria municipal de Porto Velho expressa sua indignação e

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abre as inscrições para 840 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissio

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

A professora da rede pública Kamila Carvalho de Aguiar Guimarães, egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Fed

Gente de Opinião Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)