Quinta-feira, 15 de junho de 2023 - 17h43

Um total de 22.426 alunos de 110 escolas das regiões urbana e rural, que fazem parte da rede municipal de educação, participaram na quarta-feira (14) do programa Avalia Porto Velho 2023. Essa avaliação testa os conhecimentos dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, com foco na melhoria do aprendizado.
“Essa avaliação é uma política estabelecida na rede municipal de ensino desde 2017. É a 6ª edição realizada com objetivo de identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Em seguida, será feita uma devolutiva com os professores e gestores para poder entrar com a recomposição da aprendizagem onde essas crianças demonstrarem as principais necessidades”, explicou Gláucia Negreiros, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Ela explica que, uma vez identificada a realidade da aprendizagem das crianças, a Semed trabalha ações específicas de formação dos professores e melhorias das políticas educacionais como um todo.
“Com isso, conseguimos observar um crescente resultado da aprendizagem dos alunos, onde também se consegue unir outros esforços a partir das evidências dessa avaliação, como é o caso de um programa que já está sendo executado há dois anos na rede municipal, que é o Alfabetiza Porto Velho, numa parceria valiosa com o Tribunal de Contas do Estado, com objetivo de alfabetizar os estudantes no tempo correto”, acrescentou.
No primeiro ano do projeto, número de alunos alfabetizados cresceu de 36% para 92%RESULTADO
A secretária informou que no início do Alfabetiza Porto Velho havia apenas 36% dos alunos alfabetizados do 1º ao 3º ano. Porém, ao final do primeiro ano de trabalho desse projeto, 92% dos estudantes tinham sido alfabetizados. “Isso é um ganho gigantesco para a Semed porque os dados anteriores eram desastrosos, mesmo antes da pandemia”, disse.
Outro ponto muito importante é que, numa avaliação realizada em nível de estado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), onde dez escolas foram premiadas, oito delas são da rede municipal de Porto Velho. “Estamos mudando a chave e conseguindo entregar alunos alfabetizados no tempo correto”, comemorou Gláucia Negreiros.
EXPECTATIVA
Ao receber a visita da titular da Semed, que estava acompanhando o andamento da aplicação das provas, a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof° Antônio Augusto Rebelo das Chagas, Eide Cristiane, disse que acredita no bom desempenho dos seus alunos.
“Nossa expectativa é boa, apesar de termos passado pelo período de pandemia, mas estamos confiantes que os nossos alunos vão se sair muito bem nessa avaliação”, afirmou.
A escola, localizada no bairro São Sebastião II, atende 140 crianças com idades entre 6 e 10 anos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Governo de RO abre processo seletivo para cargos de direção escolar e chefia pedagógica
O governo de Rondônia publicou na sexta-feira (31), o Edital nº 7/2025, que abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado Interno da Secreta

Sebrae, Undime, OAB/RO e municípios firmam pacto pela educação empreendedora e financeira
Em um movimento inédito em Rondônia, o Sebrae, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Ordem dos Advogados do Brasil – S

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia reúne especialistas e acadêmicos na FIMCA em novembro
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana de Rondônia recebem, nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2025, a III

O avanço tecnológico motiva estudantes a buscarem novos conhecimentos no mundo virtual. Nesse ritmo da era moderna, o Instituto Estadual de Desenvo
Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)