Terça-feira, 14 de junho de 2022 - 11h00
Uma programação formativa mobiliza, essa semana, centenas de professores, supervisores e gestores escolares da capital. Buscando alavancar os resultados da alfabetização em Porto Velho, a Prefeitura promove uma bateria de cursos de formação continuada entre os servidores da educação municipal.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO). O evento, que acontece na Escola de Contas (Escon), busca contribuir para o aperfeiçoamento das competências e habilidades pedagógicas, tanto dos professores alfabetizadores quanto dos técnicos e gestores, em razão da necessidade de preparação desses agentes públicos para os bons resultados de alfabetização na idade certa.
“São professores multiplicadores, supervisores e gestores que estão recebendo formação em planejamento em sala de aula, análise dos resultados das escolas, monitoramento do alcance das metas de aprendizagens das crianças, entre outras atividades técnicas de conhecimento pedagógico voltado para a alfabetização no tempo certo”, ressalta a secretária Gláucia Negreiros, titular da Semed.
Município busca atender as metas da Base Nacional Comum CurricularO momento formativo busca, ainda, apresentar temáticas e conceitos prioritários no retorno das aulas presenciais no momento pós-pandemia. O encontro trabalha como estratégia o desenvolvimento de uma trilha de saberes, começando pela análise dos dados do Avalia Porto Velho, levando os professores a refletirem sobre os resultados obtidos, identificando a necessidade do currículo priorizado, bem como a grande importância de se recompor as aprendizagens não consolidadas.
Os locais dos encontros são no Teatro Banzeiros, Escola de Contas e no Canal Interativo DIFOR/DPE/SEMED, no YouTube.
ALFABETIZA PORTO VELHO
A política de formação do programa Alfabetiza Porto Velho é desenvolvida pela Semed, com o objetivo de alfabetizar todas as crianças da rede até o 3º ano do ensino fundamental, conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A elaboração do programa, por meio de esforço conjunto e colaborativo de todos os setores da Semed e com o apoio técnico do TCE-RO, surgiu da necessidade de melhorar os processos de alfabetização nas escolas da rede, visando contribuir e apoiar as unidades escolares para que a alfabetização aconteça na idade certa.
No Programa Alfabetiza foram estabelecidas as seguintes metas: alfabetizar 85% das crianças até o final do 1º ano; alfabetizar 100% dos alunos até o final do 2º ano e ppromover a ampliação da leitura e compreensão de textos de todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental.
Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos
A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo
Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação
Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo
O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um
Em mais um gesto de valorização aos profissionais da educação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou na quarta-feira (23) o pagamento do