Terça-feira, 12 de maio de 2015 - 16h22
A Secretaria de Educação de Rondônia (Seduc) lançou nesta terça-feira, 12, a segunda fase do Projeto Salto, que visa fazer a correção de série em relação à idade. Entre os objetivos está a redução do índice de evasão escolar, pois é muito comum o aluno desistir dos estudos quando sua idade é superior aos demais colegas. E este projeto tem a finalidade de trabalhar com os alunos dentro da mesma faixa etária e recolocá-los dentro do fluxo normal.
O projeto Salto é oferecido em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Presente em vários estados, o Salto chega em sua segunda fase em Rondônia. Neste momento, alunos do 6º ao 9º ano serão contemplados. Mais de 80 escolas vão participar, em 38 municípios. Neste ano, o Salto vai atender 3.700 alunos do fundamental.
Para a realização desse projeto, 158 professores, 14 articuladores e 79 supervisores estão envolvidos.
Na solenidade de abertura, a secretaria de educação do estado de Rondônia, Fátima Gavioli, destacou o quão importante é o Salto na vida dos estudantes que, por algum motivo, não conseguiu acompanhar os colegas e ficou em defasagem escolar.
“Colocar o aluno novamente em seu curso natural, ou seja, estudar juntos dos colegas da sua idade, é fundamental para manter seu interesse em continuar em sala de aula”, ressaltou Gavioli.
Os alunos que apresentam dois anos ou mais de distorção idade/ano podem, voluntariamente, participar do Salto. No modo tradicional, o aluno levaria quatro anos para concluir o Ensino Fundamental, considerando do sexto ao nono ano. No Salto, o estudante conclui em 2 anos, com carga horária de 1.640 horas.
O método e material didático são elaborados especialmente para essa finalidade de correção do fluxo escolar. Por conta dessa metodologia diferenciada, faz-se necessário um treinamento especial dos professores que ministrarão as aulas desse público.
De 11 a 15 de maio, professores, articuladores e supervisores, receberão o treinamento da equipe de técnicos da Fundação Roberto Marinho. Essa capacitação acontece no hotel Rondon Palace até a próxima sexta-feira.
Fonte
Texto: Fabio Arantes
Fotos: Quintela
Decom - Governo de Rondônia
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)