Quinta-feira, 6 de outubro de 2011 - 12h10
Durante assembleia geral extraordinária na tarde desta quarta – feira, 5, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia ( Adunir) decidiu suspender a greve de professores que teve inicio no último dia 14 por melhoria na infraestrutura da instituição de ensino superior.
A reunião foi convocada para discutir o fim da greve. Na oportunidade, foi discutido e aprovado pela maioria absoluta dos 99 professores presentes, com apenas uma abstenção, o término do movimento grevista, além da destituição do comando de greve e a instituição de um comando de negociação junto a Reitoria e ao Ministério da Educação para análise e deliberação das principais reivindicações da comunidade acadêmica.
Entre os argumentos apresentados pelos docentes para pôr um fim a paralisação das aulas, estão: a manutenção da ordem no ambiente acadêmico e respeito as instituições constituídas.
O encontro estava previsto para acontecer no auditório do Ifro como havia sido acertado previamente, mas de última hora a direção do instituto não autorizou o acesso dos professores que acabaram se reunidno na calçada do prédio.
Ao se manifestar na assembleia, o professor Antônio Carlos Maciel destacou a importância da democracia. “Num ambiente, onde difundimos a educação é imprescindível buscarmos soluções para os problemas apontados da forma mais sensata possível”, frisou o docente.
Diante do anúncio do fim do movimento grevista, o reitor Januário Amaral garantiu que vai manter o diálogo com a comunidade acadêmica no sentido de dar continuidade ao encaminhamento das principiais reivindicações de alunos e professores, visando a busca de melhorias para a universidade. “Nossa gestão sempre foi democrática e temos que nos unir em prol da instituição”, disse o reitor.
Na próxima segunda – feira as atividades da Unir voltam a normalidade. A greve foi deliberada por 29 professores. O fim do movimento grevista é resultado de um consenso entre 98 docentes.
A greve não atingiu todos os campi da Unir, tendo em vista que as aulas continuaram normalmente em Guajará – Mirim, Cacoal, Presidente Médici, Vilhena, além de alguns cursos de Ariquemes, Ji – Paraná e Porto Velho .
Fonte: João Albuquerque
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA
Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES referente ao primeiro semestre de 2026, ofi

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia
Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES para o primeiro semestre de 2026, oficializ

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promove Processo Seletivo de Bolsista Colaborador Externo (Nutricionista) pa
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)