Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Professores da Unir participam de evento sobre história da mídia


Professores da Unir participam de evento sobre história da mídia - Gente de Opinião

Destinado a pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas, o 4º Encontro Regional Norte de História da Mídia (Alcar) acontece dos dias 19 e 20 na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco. Allysson Martins e Sandro Colferai, professores do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, estão entre os convidados desta edição,​ cujo tema​ é​ "Mídias, fluxos migratórios e diásporas". Além de palestra e de mesa-redonda, os professores coordenam o Grupo de Trabalho sobre História da Mídia Impressa.

"Mídias Digitais e Ditadura Militar: reconfigurações históricas do espaço urbano a partir de mapas colaborativos" é o título da palestra que abre o segundo dia do evento. Proferida pelo professor Allysson Martins, a intenção é discutir o papel dos mapas colaborativos digitais nos processos de rediscussão do espaço urbano, especialmente aqueles destinados a personagens do período da Ditadura Militar. "A atual busca, on e offline, pela ressignificação de lugares de memória relativos ao período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) motiva minha fala. No caso dos mapas colaborativos digitais, eles articulam memórias individuais e coletivas com o objetivo de reconciliar e reparar a história recente do país", afirma.

Entre os espaços que adquirem novas informações, estão pontes, ruas, praças, escolas, cidades, entre outros. Segundo Martins, as marcações digitais exploram perspectivas diferentes dos mapas oficiais a ​tratar de forma mais profunda a história do território e ao destacar possíveis contradições valorativas. Isso não acontece de forma homogênea e se pode observar distinções por região, com o Norte ainda não sendo bastante explorado e representado.

O encerramento do primeiro dia tem a mesa redonda "História da Mídia Amazônica", com a participação do professor Sandro Colferai e pesquisadores das universidades federais do Acre e de Roraima. A mesa relaciona o desenvolvimento da imprensa na região com a colonização agrícola. "O processo que levou à multiplicação dos veículos de imprensa no interior da Amazônia nas últimas três décadas do século XX, e criou as bases para a imprensa que conhecemos atualmente na região, está intimamente ligado ao processo de colonização agrícola da região Norte, e por isso basicamente responde às mesmas demandas", explica.

EVENTOS REGIONAIS

Os eventos acadêmicos regionais como o da Alcar permitem o desenvolvimento de uma rede entre pesquisadores e contribuem para a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação do Norte. Segundo Colferai, como não há muitas oportunidades para essa troca de conhecimento entre os pesquisadores do Norte, é importante a presença ​de  professores e estudantes do curso de Jornalismo da Unir em todo espaço para a formação de uma rede científica.

A coordenadora do encontro e professora da Universidade Federal do Acre, Aleta Dreves, ​também ​ aponta como importante a oportunidade de estabelecer um diálogo com pesquisadores de outros estados do Norte do Brasil. Além de duas palestras, serão oferecidas mesas redondas, grupos temáticos e atividades culturais.

ALCAR

A Rede Alfredo de Carvalho (Alcar), em homenagem ao criador do inventário do centenário da imprensa brasileira, existe desde 2008 como Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia ao congregar os principais investigadores do país na temática. A Alcar realiza encontros nacionais e regionais. No modelo atual, os primeiros acontecem em anos ímpares, enquanto os regionais em anos pares. A ideia é congregar todos os pesquisadores, estudantes e profissionais do país interessados na interface mídia e história, em discussões de âmbitos nacionais, regionais ou locais.

Gente de Opinião
Fonte:
Allysson Viana Martins

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reta final de inscrições para o Partiu IF: 520 vagas são ofertadas pelo IFRO em 9 municípios de Rondônia

Reta final de inscrições para o Partiu IF: 520 vagas são ofertadas pelo IFRO em 9 municípios de Rondônia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está nos últimos dias de inscrições para o Curso de Formação Inicial e Cont

UNIR está com inscrições abertas para 47 vagas de professor efetivo

UNIR está com inscrições abertas para 47 vagas de professor efetivo

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) segue recebendo inscrições para o concurso público que selecionará 47 professores efetivos do Magistério Sup

Aulas de 17 turmas de cursos técnicos que motivam jovens para ingressar no mercado de trabalho tem início, em Porto Velho

Aulas de 17 turmas de cursos técnicos que motivam jovens para ingressar no mercado de trabalho tem início, em Porto Velho

A ampliação da oferta de cursos técnicos em Porto Velho atrai cada vez mais estudantes da Capital que buscam a inserção no mercado de trabalho. Tive

Divulgado resultado preliminar da Faculdade da Prefeitura de Porto Velho

Divulgado resultado preliminar da Faculdade da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho divulgou nesta terça-feira, (24), o resultado preliminar das análises da comissão responsável pelo processo seletivo da Fa

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)