Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Professores da Unir participam de evento sobre história da mídia


Professores da Unir participam de evento sobre história da mídia - Gente de Opinião

Destinado a pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas, o 4º Encontro Regional Norte de História da Mídia (Alcar) acontece dos dias 19 e 20 na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco. Allysson Martins e Sandro Colferai, professores do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia, estão entre os convidados desta edição,​ cujo tema​ é​ "Mídias, fluxos migratórios e diásporas". Além de palestra e de mesa-redonda, os professores coordenam o Grupo de Trabalho sobre História da Mídia Impressa.

"Mídias Digitais e Ditadura Militar: reconfigurações históricas do espaço urbano a partir de mapas colaborativos" é o título da palestra que abre o segundo dia do evento. Proferida pelo professor Allysson Martins, a intenção é discutir o papel dos mapas colaborativos digitais nos processos de rediscussão do espaço urbano, especialmente aqueles destinados a personagens do período da Ditadura Militar. "A atual busca, on e offline, pela ressignificação de lugares de memória relativos ao período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) motiva minha fala. No caso dos mapas colaborativos digitais, eles articulam memórias individuais e coletivas com o objetivo de reconciliar e reparar a história recente do país", afirma.

Entre os espaços que adquirem novas informações, estão pontes, ruas, praças, escolas, cidades, entre outros. Segundo Martins, as marcações digitais exploram perspectivas diferentes dos mapas oficiais a ​tratar de forma mais profunda a história do território e ao destacar possíveis contradições valorativas. Isso não acontece de forma homogênea e se pode observar distinções por região, com o Norte ainda não sendo bastante explorado e representado.

O encerramento do primeiro dia tem a mesa redonda "História da Mídia Amazônica", com a participação do professor Sandro Colferai e pesquisadores das universidades federais do Acre e de Roraima. A mesa relaciona o desenvolvimento da imprensa na região com a colonização agrícola. "O processo que levou à multiplicação dos veículos de imprensa no interior da Amazônia nas últimas três décadas do século XX, e criou as bases para a imprensa que conhecemos atualmente na região, está intimamente ligado ao processo de colonização agrícola da região Norte, e por isso basicamente responde às mesmas demandas", explica.

EVENTOS REGIONAIS

Os eventos acadêmicos regionais como o da Alcar permitem o desenvolvimento de uma rede entre pesquisadores e contribuem para a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação do Norte. Segundo Colferai, como não há muitas oportunidades para essa troca de conhecimento entre os pesquisadores do Norte, é importante a presença ​de  professores e estudantes do curso de Jornalismo da Unir em todo espaço para a formação de uma rede científica.

A coordenadora do encontro e professora da Universidade Federal do Acre, Aleta Dreves, ​também ​ aponta como importante a oportunidade de estabelecer um diálogo com pesquisadores de outros estados do Norte do Brasil. Além de duas palestras, serão oferecidas mesas redondas, grupos temáticos e atividades culturais.

ALCAR

A Rede Alfredo de Carvalho (Alcar), em homenagem ao criador do inventário do centenário da imprensa brasileira, existe desde 2008 como Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia ao congregar os principais investigadores do país na temática. A Alcar realiza encontros nacionais e regionais. No modelo atual, os primeiros acontecem em anos ímpares, enquanto os regionais em anos pares. A ideia é congregar todos os pesquisadores, estudantes e profissionais do país interessados na interface mídia e história, em discussões de âmbitos nacionais, regionais ou locais.

Gente de Opinião
Fonte:
Allysson Viana Martins

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a