Domingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Professores da Unir aderem a greve nacional


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia – Adunir anunciou ontem que a categoria decidiu, em assembléia realizada pela manhã, aderir à greve nacional, por tempo indeterminado, como forma de manifestar ao Governo Federal a urgente necessidade de valorizar a carreira do magistério. Segundo o presidente da Adunir, professor Delson Fernando Xavier, além da capital, a paralisação já ocorre nos campi dos municípios de Cacoal, Presidente Médici e Rolim de Moura.

“Estamos transmitindo informações aos professores dos demais campi a respeito da importância deste movimento e, certamente, teremos mais adesões”, previu Delson Xavier. Ele disse que há professores que ainda vão informar aos seus alunos antes de paralisarem as atividades, o que ele considera natural.

A Adunir mandou representantes para reuniões setoriais onde o indicativo de greve foi apoiado. A pauta de reivindicações trata da valorização do magistério, defende a implantação de um plano de cargos e salários e melhores condições de trabalho, além de incluir demandas regionais.

Segundo Delson Xavier, nas negociações do ano passado foram feitas promessas que o governo federal ignorou totalmente. “Agora, cobramos o que foi prometido. Estamos unidos e ansiosos por uma resposta positiva”, revelou ele. Durante todo o dia haverá manifestações e novas adesões são esperadas em Rondônia.

Fonte: Adunir

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho

A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) realiza, no período de 17 a 19 de março, a programação especial de abertura das atividades educacionai

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

O mercado de franquias em Rondônia vem ganhando tração nos últimos anos e se consolidando como um dos ambientes mais favoráveis para expansão de red

Gente de Opinião Domingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)