Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Professores da Unir aderem a greve nacional


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia – Adunir anunciou ontem que a categoria decidiu, em assembléia realizada pela manhã, aderir à greve nacional, por tempo indeterminado, como forma de manifestar ao Governo Federal a urgente necessidade de valorizar a carreira do magistério. Segundo o presidente da Adunir, professor Delson Fernando Xavier, além da capital, a paralisação já ocorre nos campi dos municípios de Cacoal, Presidente Médici e Rolim de Moura.

“Estamos transmitindo informações aos professores dos demais campi a respeito da importância deste movimento e, certamente, teremos mais adesões”, previu Delson Xavier. Ele disse que há professores que ainda vão informar aos seus alunos antes de paralisarem as atividades, o que ele considera natural.

A Adunir mandou representantes para reuniões setoriais onde o indicativo de greve foi apoiado. A pauta de reivindicações trata da valorização do magistério, defende a implantação de um plano de cargos e salários e melhores condições de trabalho, além de incluir demandas regionais.

Segundo Delson Xavier, nas negociações do ano passado foram feitas promessas que o governo federal ignorou totalmente. “Agora, cobramos o que foi prometido. Estamos unidos e ansiosos por uma resposta positiva”, revelou ele. Durante todo o dia haverá manifestações e novas adesões são esperadas em Rondônia.

Fonte: Adunir

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)