Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Professores da Unir aderem a greve nacional


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia – Adunir anunciou ontem que a categoria decidiu, em assembléia realizada pela manhã, aderir à greve nacional, por tempo indeterminado, como forma de manifestar ao Governo Federal a urgente necessidade de valorizar a carreira do magistério. Segundo o presidente da Adunir, professor Delson Fernando Xavier, além da capital, a paralisação já ocorre nos campi dos municípios de Cacoal, Presidente Médici e Rolim de Moura.

“Estamos transmitindo informações aos professores dos demais campi a respeito da importância deste movimento e, certamente, teremos mais adesões”, previu Delson Xavier. Ele disse que há professores que ainda vão informar aos seus alunos antes de paralisarem as atividades, o que ele considera natural.

A Adunir mandou representantes para reuniões setoriais onde o indicativo de greve foi apoiado. A pauta de reivindicações trata da valorização do magistério, defende a implantação de um plano de cargos e salários e melhores condições de trabalho, além de incluir demandas regionais.

Segundo Delson Xavier, nas negociações do ano passado foram feitas promessas que o governo federal ignorou totalmente. “Agora, cobramos o que foi prometido. Estamos unidos e ansiosos por uma resposta positiva”, revelou ele. Durante todo o dia haverá manifestações e novas adesões são esperadas em Rondônia.

Fonte: Adunir

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)