Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Professora da rede estadual de educação de Rondônia tem artigo publicado em revista internacional


Professora da rede estadual de educação de Rondônia tem artigo publicado em revista internacional - Gente de Opinião

A professora Danielle Constantino, da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), teve seu artigo “Inteligência Artificial no Ensino de Língua Portuguesa: análise de planos de aula da plataforma Nova Escola na perspectiva do letramento digital”, publicado na Revista Cuadernos de Educación y Desarrollo.

A Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) é uma revista de divulgação científica e acadêmica da Editora EUMED (Servicios Académicos Intercontinentales S.L), na Espanha, considerada revista com alto impacto de citações no Google Acadêmico. Os artigos publicados já foram citados mais de 6.642 vezes nesta plataforma, foi avaliada e classificada pelo sistema de rankeamento de revistas brasileiras Qualis CAPES como A4.

A proposta do estudo foi analisar a integração da Inteligência Artificial (IA) no ensino de Língua Portuguesa, os recursos disponíveis e como vem sendo incorporada no ensino, à luz do conceito de letramento digital e das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O artigo foi produzido em coautoria entre a Professora Drª  Maria Alzira e a doutoranda Danielle Constantino, ambas integrantes do Programa de Doutorado Acadêmico em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na linha de pesquisa: Práticas Docentes e Formação Profissional. A professora é bolsista pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) no programa. Disponível no volume. 17, n. 4 (2025) da revista por meio do link: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/issue/view/118

Professora da rede estadual de educação de Rondônia tem artigo publicado em revista internacional - Gente de Opinião

O estudo abordou uma análise de planos de aula disponibilizados na plataforma Nova Escola. Os resultados evidenciaram que os planos de aula oferecem abordagens inovadoras para o ensino de Língua Portuguesa, como atividades mediadas por IA que estimulam a leitura, a escrita e a interpretação. As autoras pontuaram o potencial pedagógico, que demandam maior suporte para ampliar sua aplicabilidade e os desafios identificados, como a necessidade de formação docente com maior ênfase no letramento digital.

A professora Danielle destaca a relevância em preparar alunos e professores para os desafios do mundo digital e a necessidade de explorar estratégias pedagógicas inovadoras e acessíveis, no intuito de enriquecer e diversificar as experiências de ensino e aprendizagem.

“Pesquisas sobre o assunto e práticas pedagógicas mais alinhadas às demandas contemporâneas podem proporcionar aos alunos e docentes mais possibilidades de ensino, com ferramentas adaptáveis e inovadoras, preparando-os para os desafios desse cenário de um mundo em constante evolução tecnológica, destacou Constantino.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)