Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Professora da rede estadual de educação de Rondônia tem artigo publicado em revista internacional


Professora da rede estadual de educação de Rondônia tem artigo publicado em revista internacional - Gente de Opinião

A professora Danielle Constantino, da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), teve seu artigo “Inteligência Artificial no Ensino de Língua Portuguesa: análise de planos de aula da plataforma Nova Escola na perspectiva do letramento digital”, publicado na Revista Cuadernos de Educación y Desarrollo.

A Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) é uma revista de divulgação científica e acadêmica da Editora EUMED (Servicios Académicos Intercontinentales S.L), na Espanha, considerada revista com alto impacto de citações no Google Acadêmico. Os artigos publicados já foram citados mais de 6.642 vezes nesta plataforma, foi avaliada e classificada pelo sistema de rankeamento de revistas brasileiras Qualis CAPES como A4.

A proposta do estudo foi analisar a integração da Inteligência Artificial (IA) no ensino de Língua Portuguesa, os recursos disponíveis e como vem sendo incorporada no ensino, à luz do conceito de letramento digital e das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O artigo foi produzido em coautoria entre a Professora Drª  Maria Alzira e a doutoranda Danielle Constantino, ambas integrantes do Programa de Doutorado Acadêmico em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na linha de pesquisa: Práticas Docentes e Formação Profissional. A professora é bolsista pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) no programa. Disponível no volume. 17, n. 4 (2025) da revista por meio do link: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/issue/view/118

Professora da rede estadual de educação de Rondônia tem artigo publicado em revista internacional - Gente de Opinião

O estudo abordou uma análise de planos de aula disponibilizados na plataforma Nova Escola. Os resultados evidenciaram que os planos de aula oferecem abordagens inovadoras para o ensino de Língua Portuguesa, como atividades mediadas por IA que estimulam a leitura, a escrita e a interpretação. As autoras pontuaram o potencial pedagógico, que demandam maior suporte para ampliar sua aplicabilidade e os desafios identificados, como a necessidade de formação docente com maior ênfase no letramento digital.

A professora Danielle destaca a relevância em preparar alunos e professores para os desafios do mundo digital e a necessidade de explorar estratégias pedagógicas inovadoras e acessíveis, no intuito de enriquecer e diversificar as experiências de ensino e aprendizagem.

“Pesquisas sobre o assunto e práticas pedagógicas mais alinhadas às demandas contemporâneas podem proporcionar aos alunos e docentes mais possibilidades de ensino, com ferramentas adaptáveis e inovadoras, preparando-os para os desafios desse cenário de um mundo em constante evolução tecnológica, destacou Constantino.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 3 de novembro, em Porto Velho

Além de capacitar o trabalhador para o mercado de trabalho, a qualificação da mão de obra torna as empresas mais competitivas e ajuda no fortalecime

OAB-DF homenageia alunos da Amplexo Educação por desempenho em competições e conquistas acadêmicas

OAB-DF homenageia alunos da Amplexo Educação por desempenho em competições e conquistas acadêmicas

Os estudantes do Clube Amplexo Educação receberam na última sexta-feira (24) uma homenagem da OAB-DF por conta do alto desempenho em competições e p

Mais de 8 mil escolas rurais são conectadas à internet pelo projeto Aprender Conectado 

Mais de 8 mil escolas rurais são conectadas à internet pelo projeto Aprender Conectado 

Mais de 8.400 escolas rurais foram conectadas à internet nos últimos meses por meio do projeto Aprender Conectado, que leva conectividade a áreas re

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025 com apoio da educação empreendedora

Colorado do Oeste conquista 1º lugar no Prêmio MEC 2025 com apoio da educação empreendedora

A Secretaria Municipal de Educação de Colorado do Oeste (SEMED) foi reconhecida nacionalmente com o 1º lugar no Prêmio MEC – Educação Brasileira 202

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)