Sexta-feira, 8 de dezembro de 2017 - 14h30
Ao longo de 17 anos, mais de 28 mil alunos das redes públicas estadual, municipal e particular participaram de um programa aplicado pela Polícia Militar do Estado de Rondônia. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou mais uma formatura na manhã de quinta-feira (7), em Cacoal.
Mais de 500 alunos, de oito escolas estaduais de Cacoal, participaram da cerimônia de formação do Proerd 2017. Neste segundo semestre do ano, o curso foi ministrado para turmas do 5º ano, de oito escolas estaduais. Ao longo do semestre, dez lições foram ministradas em sala de aula pelos policiais do 4º Batalhão de Cacoal.
De acordo com os elogios do aluno Maicon Pereira dos Santos, da escola Frei Caneca, os objetivos foram alcançados. “Eu achei esse curso muito bom. Eu aprendi a recursar drogas e álcool, por que não faz bem pra gente. Eu aprendi a ter um futuro bom, ser um garoto bom! Os policiais são legais e aprendi, nisso tudo, que eu também quero ser um policial militar”, enfatizou o aluno, de 10 anos de idade.
Em um bate papo com os alunos, o comandante do 4ºBPM, tenente coronel Júlio Iago Vieira reforçou as lições ensinadas em sala de aula. “Quem diz não às drogas anda pelo caminho da vida e tem tudo para conquistar o que deseja. Então digam não às drogas, obedeçam seus pais e professores e façam o bem às outras pessoas”, destacou o comandante.
Além de aprender, os alunos tem feito questão de repassar os aprendizados. “O que eu aprendi em sala eu já ensinei lá em casa. Aprendi como as drogas fazem mal pra gente. Não podemos aceitar coisas de pessoas estranhas, pois podem fazer o mal pra gente. Eu gostei muito das aulas porque me ensinou a ter mais cuidado e não correr perigo”, explicou a aluna Jamile Vitória dos Santos Rodrigues, de 12 anos, da escola Paulo Freire.
O trabalho realizado pelo 4º Batalhão da Polícia Militar em Cacoal foi destacado pela coordenadora regional de Educação, Marlene Ceconi, presente à formatura. “Esse programa é um diferencial na vida de nossos alunos. Por isso, nossos agradecimentos sinceros aos policiais militares que se dedicam nesta missão, de levar conhecimentos importantes e pertinentes, aos alunos”, concluiu.
Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia
Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)